Por uma palavra , um olhar , poderia compelir os perseguidores a confessar que era Senhor sobre reis e príncipes , sacerdotes e templo . Mas cumpria-Lhe a difícil tarefa de ater- Se à posição que escolhera como sendo um com a humanidade . Os anjos do Céu testemunhavam todo movimento contra Seu amado Comandante . Ansiavam por libertar Cristo . Sob a direção divina os anjos são todo-poderosos . Uma ocasião , em obediência à ordem de Cristo mataram numa noite cento e oitenta e cinco mil homens do exército assírio . Quão facilmente poderiam os anjos , que contemplavam a vergonhosa cena do julgamento de Cristo , haver demonstrado sua indignação consumindo os adversários de Deus ! Mas não eram mandados fazer isso . Aquele que poderia haver condenado Seus inimigos à morte , sofreu-lhes a crueldade .
O amor para com o Pai , Seu compromisso , assumido desde a fundação do mundo , de tomar sobre Si o pecado , levaram-nO a suportar sem um queixume o rude tratamento daqueles que viera salvar . Era parte de Sua missão sofrer , em Sua humanidade , todos os motejos e abusos que sobre Ele fossem acumulados . A única esperança do homem residia nessa submissão de Cristo a tudo quando pudesse sofrer das mãos e do coração humano . Nada dissera Cristo que pudesse dar ganho de causa a Seus acusadores ; todavia , ligaramnO , para significar que estava condenado . Cumpria , no entanto , haver uma simulação de justiça . Era necessário que houvesse a forma de um julgamento legal . Este as autoridades estavam decididas a apressar . Sabiam a consideração em que Jesus era tido pelo povo , e temiam que , fosse a prisão divulgada , talvez tentassem o libertamento .
E ainda , se o julgamento e a execução não fossem efetuados imediatamente , haveria uma semana de adiamento em virtude da celebração da páscoa . Isso poderia frustrar-lhes os planos . Para assegurar a condenação de Jesus , muito dependiam do clamor da turba , composta em grande parte da escória de Jerusalém . Houvesse uma semana de delonga , e enfraqueceria a agitação , sendo possível surgir uma reação . A melhor parte do povo seria levantada a favor de Cristo ; muitos se apresentariam com testemunhos em prol de Sua reivindicação , expondo as poderosas obras que fizera . Isso incitaria a indignação popular contra o Sinédrio . Seus processos seriam condenados , e Jesus posto em liberdade , para receber novas homenagens das multidões . Os sacerdotes e príncipes resolveram , pois , que , antes de seus desígnios serem conhecidos , Jesus fosse entregue nas mãos dos romanos . Antes de tudo , porém , era preciso encontrar uma acusação . Até então nada haviam conseguido . Anás ordenou que Jesus fosse conduzido a Caifás .
Este pertencia aos saduceus , alguns dos quais eram agora os mais furiosos inimigos de Jesus . Ele próprio , conquanto lhe faltasse força de caráter , era positivamente tão severo , sem coração e inescrupuloso como Anás . Não haveria meios que não empregasse para destruir a Jesus . Era então de manhã bem cedo , ainda muito escuro ; à luz de tochas e lanternas , o armado bando , com o Prisioneiro , pôs-se a caminho para o palácio do sumo sacerdote . Ali , enquanto se reuniam os membros do Sinédrio , Anás e Caifás tornaram a
471