O Desejado de Todas as Nacões por Ellen G. White 1 | Page 463

disselhes , “ e velai comigo ”. Mateus 26:38 . Foi a uma pequena distância deles — não tão afastado que O não pudessem ver e ouvir — e caiu prostrado por terra . Sentia que , pelo pecado , estava sendo separado do Pai . O abismo era tão largo , tão escuro , tão profundo , que Seu espírito tremeu diante dele . Para escapar a essa agonia , não deve exercer Seu poder divino . Como homem , cumpre-Lhe sofrer as conseqüências do pecado do homem . Como homem , deve suportar a ira divina contra a transgressão . Cristo Se achava então em atitude diversa daquela em que sempre estivera . Seus sofrimentos podem melhor ser descritos nas palavras do profeta : “ Ó espada , ergue-te contra o Meu Pastor e contra o varão que é Meu companheiro , diz o Senhor dos Exércitos ”. Zacarias 13:7 .
Como substituto e refém do pecador , estava Cristo sofrendo sob a justiça divina . Viu o que significa justiça . Até então , fora como um intercessor por outros ; agora , ansiava alguém que por Ele intercedesse . Ao sentir Cristo interrompida Sua unidade com o Pai , temia que , em Sua natureza humana , não fosse capaz de resistir ao vindouro conflito com os poderes das trevas . No deserto da tentação , estivera em jogo o destino da raça humana . Cristo saíra então vitorioso . Agora viera o tentador para a última e tremenda luta . Para isso se preparara ele durante os três anos de ministério de Cristo . Tudo estava em jogo para ele . Falhasse aqui , e estava perdida sua esperança de domínio ; os reinos do mundo tornar-seiam afinal possessão de Cristo ; ele próprio seria derrotado e expulso . Mas se Cristo pudesse ser vencido , a Terra se tornaria para sempre o reino de Satanás , e a raça humana estaria perpetuamente em seu poder . Com os resultados do conflito perante Si , a alma de Cristo Se encheu de terror da separação de Deus . Satanás dizia-Lhe que , se Se tornasse o penhor de um mundo pecaminoso , seria eterna a separação . Ele Se identificaria com o reino de Satanás , e nunca mais seria um com Deus .
E que se lucraria com esse sacrifício ? Quão desesperadas pareciam a culpa e a ingratidão humanas ! Satanás apertava o Redentor , apresentando a situação justamente em seus piores aspectos : “ A nação que pretende achar-se acima de todas as outras quanto às vantagens temporais e espirituais , rejeitou-Te . Procuram destruir-Te , a Ti , fundamento , centro e selo das promessas que lhes foram feitas como povo particular . Um de Teus próprios discípulos , que tem ouvido Tuas instruções e sido um dos de mais destaque nas atividades da igreja , trair-Te-á . Um de Teus mais zelosos seguidores Te há de negar . Todos Te abandonarão .” Cristo repeliu esse pensamento com todo Seu ser . Que aqueles a quem empreendera salvar , aqueles a quem tanto amava , se unissem aos tramas de Satanás — isto Lhe traspassava a alma . Terrível era o conflito . Media-se pela culpa da nação , de Seus acusadores e traidor , pela culpa de um mundo imerso na impiedade . Os pecados dos homens pesavam duramente sobre Cristo , e esmagava-Lhe a alma o sentimento da ira divina . Contemplai-O considerando o preço a ser pago pela alma humana . Em Sua agonia , apega-Se ao solo frio , como a impedir de ser levado para longe de Deus . O enregelante orvalho da noite cai-Lhe sobre o corpo curvado , mas não atenta para isso . De Seus pálidos
462