O Desejado de Todas as Nacões por Ellen G. White 1 | Page 462

Capítulo 74 — Getsêmani
Este capítulo é baseado em Mateus 26:36-56 ; Marcos 14:32-50 ; Lucas 22:39-53 ; João 18:1-12 .
Em companhia dos discípulos , fez o Salvador vagarosamente o caminho para o jardim de Getsêmani . A Lua pascoal , clara e cheia , brilhava num céu sem nuvens . Silenciara a cidade de tendas de peregrinos . Jesus estivera conversando animadamente com os discípulos , instruindo-os ; mas ao aproximar-Se do Getsêmani , tornou-Se estranhamente mudo . Muitas vezes lá estivera , para meditar e orar ; mas nunca com o coração tão cheio de tristeza como nessa noite de Sua última agonia . Durante Sua vida na Terra , andara à luz da presença de Deus . Quando em conflito com homens que eram inspirados pelo próprio espírito de Satanás , podia dizer : “ Aquele que Me enviou está comigo ; o Pai não Me tem deixado só , porque Eu faço sempre o que Lhe agrada ”. João 8:29 . Agora , porém , parecia excluído da luz da mantenedora presença de Deus . Era então contado entre os transgressores . Devia suportar a culpa da humanidade caída . Sobre Aquele que não conheceu pecado , devia pesar a iniqüidade da raça caída . Tão terrível Lhe parece o pecado , tão grande o peso da culpa que deve levar sobre Si , que é tentado a temer que ele O separe para sempre do amor do Pai .
Sentindo quão terrível é a ira de Deus contra a transgressão , exclama : “ A Minha alma está profundamente triste até à morte ”. Marcos 14:34 . Ao aproximarem-se do jardim , os discípulos notaram a mudança que se operara em seu Mestre . Nunca antes O tinham visto tão indizivelmente triste e silencioso . À medida que avançava , mais se aprofundava essa estranha tristeza ; todavia , não ousavam interrogá-Lo quanto a causa da mesma . Seu corpo cambaleava como se estivesse prestes a cair . Ao chegar ao jardim , os discípulos , ansiosos , procuraram o lugar habitual do retiro do Mestre , para que Ele pudesse descansar . Cada passo que dava agora , fazia-o com extremo esforço . Gemia alto , como sob a opressão de terrível fardo . Por duas vezes os companheiros O sustiveram , do contrário teria tombado por terra . Próximo à entrada do horto , Jesus deixou todos os discípulos , com exceção de três , pedindo-lhes que orassem por si mesmos e por Ele . Em companhia de Pedro , Tiago e João , penetrou nos mais retirados recessos do mesmo horto . Esses três discípulos eram os mais íntimos companheiros de Cristo .
Contemplaram-Lhe a glória no monte da transfiguração ; viram Moisés e Elias conversando com Ele ; ouviram a voz do Céu ; agora , em Sua grande luta , Cristo os desejava ter perto de Si . Muitas vezes passaram a noite ao Seu lado nesse retiro . Nessas ocasiões , depois de um período de vigília e oração , costumavam dormir imperturbados a pequena distância do Mestre , até que os despertava pela manhã , para irem novamente ao trabalho . Agora , porém , desejava que passassem a noite com Ele em oração . No entanto , não podia admitir que nem mesmo eles testemunhassem a agonia que devia suportar . “ Ficai aqui ”,
461