capacidade para receber . Em Seu discurso aos discípulos , Jesus não fez nenhuma triste alusão a Seus próprios sofrimentos e morte . Foi de paz Seu último legado a eles . Disse : “ Deixo-vos a paz , a Minha paz vos dou : não vo-la dou como o mundo a dá . Não se turbe o vosso coração nem se atemorize ”. João 14:27 .
Antes de deixar o cenáculo , o Salvador dirigiu os discípulos num hino de louvor . Sua voz se fez ouvir , não nos acentos de uma dolorosa lamentação , mas nas jubilosas notas da aleluia pascoal : “ Louvai ao Senhor , todas as nações , louvai-O todos os povos . Porque a Sua benignidade é grande para conosco , e a verdade do Senhor é para sempre . Louvai ao Senhor ”. Salmos 117 . Depois do hino , saíram . Atravessaram as ruas , saindo pela porta da cidade em direção do monte das Oliveiras . Lentamente caminhavam , preocupado cada um com seus próprios pensamentos . Ao começarem a descer para o monte , Jesus disse , num tom de profunda tristeza : “ Todos vós esta noite vos escandalizareis em Mim ; porque está escrito : Ferirei o Pastor , e as ovelhas do rebanho se dispersarão ”. Mateus 26:31 .
Os discípulos escutaram contristados e possuídos de espanto . Lembravam-se de como , na sinagoga de Cafarnaum , quando Cristo falara de Si mesmo como o pão da vida , muitos se escandalizaram , afastando-se dEle . Os doze , porém , não se tinham mostrado infiéis . Pedro , falando por seus irmãos , declarara sua lealdade a Cristo . Então o Salvador dissera : “ Não vos escolhi a vós os doze ? e um de vós é um diabo ”. João 6:70 . No cenáculo Jesus dissera que um dos doze O havia de trair , e que Pedro O negaria . Mas agora Suas palavras os incluíam a todos . Então se fez ouvir a voz de Pedro protestando veemente : “ Ainda que todos se escandalizem , nunca porém , eu ”. No cenáculo , declarara : “ Por Ti darei a minha vida .” Jesus o advertira de que naquela mesma noite negaria seu Salvador . Agora Cristo repete a advertência : “ Em verdade te digo que hoje , nesta noite , antes que o galo cante duas vezes , três vezes Me negarás .” Mas Pedro apenas “ disse com mais veemência : Ainda que me seja necessário morrer contigo , de modo nenhum Te negarei . E da mesma maneira diziam todos também ”. Marcos 14:29 , 30 , 31 .
Em sua confiança de si mesmos , negaram a repetida declaração dAquele que é Onisciente . Não estavam preparados para a prova ; quando a tentação os assaltasse , compreenderiam a própria fraqueza . Quando Pedro disse que seguiria seu Senhor à prisão e à morte , era sincero em cada palavra proferida ; mas não conhecia a si mesmo . Ocultos em seu coração havia elementos de mal que as circunstâncias fariam germinar . A menos que ele fosse levado à consciência de seu perigo , esses elementos se demonstrariam sua eterna ruína . O Salvador viu nele um amor-próprio e segurança que sobrepujariam mesmo o amor de Cristo . Em sua vida se revelara muito de enfermidade , pecado não mortificado , descuido de espírito , gênio não santificado e temeridade para entrar em tentação . A solene advertência de Cristo era um chamado a exame de coração . Pedro necessitava desconfiar de si mesmo , e ter maior fé em Cristo . Houvesse ele recebido com humildade a advertência , e teria recorrido ao Pastor do rebanho para que guardasse Sua ovelha . Quando , no mar da
454