O poder do mal se estivera fortalecendo por séculos , e alarmante era a submissão dos homens a esse cativeiro satânico . Ao pecado só se poderia resistir e vencer por meio da poderosa operação da terceira pessoa da Divindade , a qual viria , não com energia modificada , mas na plenitude do divino poder . É o Espírito que torna eficaz o que foi realizado pelo Redentor do mundo . É por meio do Espírito que o coração é purificado . Por Ele torna-se o crente participante da natureza divina . Cristo deu Seu Espírito como um poder divino para vencer toda tendência hereditária e cultivada para o mal , e gravar Seu próprio caráter em Sua igreja . Disse Jesus a respeito do Espírito : “ Ele Me glorificará .” O Salvador veio glorificar o Pai pela demonstração de Seu amor ; assim o Espírito havia de glorificar a Cristo , revelando ao mundo a Sua graça . A própria imagem de Deus tem de ser reproduzida na humanidade . A honra de Deus , a honra de Cristo , acha-se envolvida no aperfeiçoamento do caráter de Seu povo . “ E quando Ele [ o Espírito de verdade ] vier , convencerá o mundo do pecado , e da justiça e do juízo ”. João 16:8 . A pregação da Palavra não será de nenhum proveito sem a contínua presença e ajuda do Espírito Santo .
Este é o único Mestre eficaz da verdade divina . Unicamente quando a verdade chega ao coração acompanhada pelo Espírito , vivificará a consciência e transformará a vida . Uma pessoa pode ser capaz de apresentar a letra da Palavra de Deus , pode estar familiarizada com todos os seus mandamentos e promessas ; mas a menos que o Espírito Santo impressione o coração com a verdade , alma alguma cairá sobre a Rocha e se despedaçará . A mais esmerada educação , as maiores vantagens , não podem tornar uma pessoa um veículo de luz sem a cooperação do Espírito de Deus . A semeadura da semente evangélica não terá êxito algum a menos que essa semente seja vivificada pelo orvalho do Céu . Antes de ser escrito um livro do Novo Testamento , antes de ser pregado qualquer sermão depois da ascensão de Cristo , o Espírito Santo desceu sobre os apóstolos em oração . Então seus inimigos deram o testemunho : “ Enchestes Jerusalém desta vossa doutrina ”. Atos dos Apóstolos 5:28 .
Cristo prometeu o dom do Espírito Santo a Sua igreja , e essa promessa nos pertence , da mesma maneira que aos primeiros discípulos . Mas , como todas as outras promessas , é dada sob condições . Muitos há que crêem e professam reclamar a promessa do Senhor ; falam acerca de Cristo e acerca do Espírito Santo , e todavia não recebem benefício . Não entregam a vida para ser guiada e regida pelas forças divinas . Não podemos usar o Espírito Santo . Ele é que deve servir-Se de nós . Mediante o Espírito opera Deus em Seu povo “ tanto o querer como o efetuar , segundo a Sua boa vontade ”. Filipenses 2:13 . Mas muitos não se submeterão a isto . Querem dirigir a si mesmos . É por isso que não recebem o celeste dom . Unicamente aos que esperam humildemente em Deus , que estão atentos à Sua guia e graça , é concedido o Espírito . O poder de Deus aguarda que O peçam e O recebam . Essa prometida bênção , reclamada pela fé , traz após si todas as outras bênçãos . É concedida segundo as riquezas da graça de Cristo , e Ele está pronto a suprir toda alma segundo sua
453