O Desejado de Todas as Nacões por Ellen G. White 1 | Page 449

Não pode cada um escolher o seu . Cristo diz : “ Eu sou o caminho . [...] Ninguém vem a Meu Pai , senão por Mim .” João 14:6 .
Desde que foi pregado o primeiro sermão evangélico , quando no Éden se declarou que a semente da mulher havia de esmagar a cabeça da serpente , Cristo fora exaltado como o caminho , a verdade e a vida . Ele era o caminho ao tempo em que Adão vivia , quando Abel apresentava a Deus o sangue do cordeiro morto , representando o sangue do Redentor . Cristo foi o caminho pelo qual se salvaram patriarcas e profetas . Ele é o único caminho pelo qual podemos ter acesso a Deus . “ Se vós Me conhecêsseis a Mim ”, disse Cristo , “ também conheceríeis a Meu Pai ; e já desde agora O conheceis e O tendes visto .” Mas nem então os discípulos compreenderam . “ Senhor , mostra-nos o Pai ”, exclamou Filipe , “ o que nos basta .” Admirado de sua falta de compreensão , Cristo perguntou com dolorosa surpresa : “ Estou há tanto tempo convosco e não Me tendes conhecido , Filipe ?” Será possível que não vejas o Pai nas obras que Ele faz por Meu intermédio ? Não crês que vim testificar do Pai ? “ Como dizes tu : Mostra-nos o Pai ?” “ Quem Me vê a Mim vê o Pai ”. João 14:7-9 .
Cristo não deixara de ser Deus ao tornar-Se homem . Conquanto Se houvesse humilhado até à humanidade , pertencia Lhe ainda a divindade . Unicamente Cristo podia representar o Pai perante a humanidade , e essa representação haviam os discípulos tido o privilégio de contemplar por mais de três anos . “ Crede-Me que estou no Pai , e o Pai em Mim ; crede-Me , ao menos , por causa das mesmas obras ”. João 14:11 . Sua fé podia repousar segura no testemunho dado nas obras de Cristo , obras que homem algum , de si mesmo , já realizou , nem poderia nunca realizar . Elas testificavam de Sua divindade . Por meio dEle Se revelara o Pai . Se os discípulos cressem nessa vital ligação entre o Pai e o Filho , a fé os não abandonaria ao verem os sofrimentos e a morte de Cristo para salvar o mundo a perecer .
Jesus os estava buscando levar , de seu baixo nível de fé , à experiência a que poderiam atingir , compreendessem na verdade o que Ele era — Deus em carne . Desejava que vissem dever sua fé conduzi-los acima , a Deus , ali permanecendo . Quão fervorosa e perseverantemente buscava nosso compassivo Salvador preparar os discípulos para a tempestade de tentação que os sacudiria em breve ! Queria tê-los escondido com Ele em Deus . Enquanto Cristo proferia estas palavras , a glória de Deus Lhe irradiava do semblante , e todos os presentes experimentaram um sagrado respeito ao escutar , com enlevada atenção , as Suas palavras . Seu coração foi mais decididamente arrastado para Ele ; e ao serem atraídos para Cristo em maior amor , foram atraídos uns para os outros . Sentiram que o Céu estava muito próximo , e que as palavras que escutavam era uma mensagem a eles enviada por seu Pai celestial . “ Na verdade , na verdade vos digo ”, continuou Cristo , “ que aquele que crê em Mim também fará as obras que Eu faço ”. João 14:12 .
448