como seu Redentor . Confiou-lhes o novo concerto , pelo qual todos os que O recebem se tornam filhos de Deus , e co-herdeiros de Cristo .
Por esse concerto pertencia-lhes toda bênção que o Céu podia conceder para esta vida e a futura . Esse ato de concerto devia ser ratificado com o sangue de Cristo . E a ministração do sacramento havia de conservar diante dos discípulos o infinito sacrifício feito por cada um deles individualmente , como parte do grande todo da caída humanidade . Mas o momento da comunhão não deve ser um período de tristeza . Não é esse o seu desígnio . Ao reunirem-se os discípulos do Senhor em torno de Sua mesa , não devem lembrar e lamentar suas deficiências . Não se devem demorar em sua passada vida religiosa , seja ela de molde a elevar ou a deprimir . Não tragam à memória as diferenças existentes entre si e seus irmãos . A cerimônia preparatória abrangeu tudo isso . O exame próprio , a confissão do pecado , a reconciliação dos desentendimentos , tudo já foi feito . Agora , chegam para se encontrar com Cristo . Não devem permanecer à sombra da cruz , mas à sua luz salvadora . Abram a alma aos brilhantes raios do Sol da Justiça . Corações limpos pelo preciosíssimo sangue de Cristo , na plena consciência de Sua presença , se bem que invisível , devem-Lhe ouvir as palavras : “ Deixo-vos a paz , a Minha paz vos dou : não vo-la dou como o mundo a dá ”. João 14:27 .
Nosso Senhor diz : Sob a convicção do pecado , lembrai-vos de que morri por vós . Quando opressos , perseguidos e aflitos , por Minha causa e a do evangelho , lembrai-vos de Meu amor , tão grande que por vós dei a Minha vida . Quando vossos deveres vos parecem duros e severos , e demasiado pesados os vossos encargos , lembrai-vos de que por amor de vós suportei a cruz , desprezando a vergonha . Quando vosso coração recua ante a dolorosa prova , lembrai-vos de que vosso Redentor vive para interceder por vós . A santa ceia aponta à segunda vinda de Cristo . Foi destinada a conservar viva essa esperança na mente dos discípulos . Sempre que se reuniam para comemorar Sua morte , contavam como Ele , “ to- [ 467 ] mando o cálice , e dando graças , deu-lhes , dizendo : Bebei dele todos ; porque isto é o Meu sangue , o sangue do Novo Testamento , que é derramado por muitos , para remissão dos pecados . E digo-vos que , desde agora , não beberei deste fruto da vide até aquele dia em que o beba de novo convosco no reino de Meu Pai ”. Mateus 26:27-29 . Nas tribulações , encontravam conforto na esperança da volta de seu Senhor . Indizivelmente precioso era para eles o pensamento : “ Todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor , até que venha ”. 1 Coríntios 11:26 .
Essas são as coisas que nunca devemos esquecer . O amor de Jesus com Seu subjugante poder , deve ser mantido vivo em nossa memória . Cristo instituiu este serviço para que ele nos falasse aos sentidos acerca do amor de Deus , expresso em nosso favor . Não pode haver união entre nossa alma e Deus , senão por meio de Cristo . A união e o amor entre irmão e irmão devem ser cimentados e feitos eternos pelo amor de Jesus . E nada menos que a morte de Cristo podia tornar eficaz o Seu amor por nós . É unicamente por causa de Sua morte ,
444