O Desejado de Todas as Nacões por Ellen G. White 1 | Page 373

deu aos pobres ? Ora ele disse isto , não pelo cuidado que tivesse dos pobres , mas porque era ladrão , e tinha a bolsa , e tirava o que ali se lançava ”. João 12:5 , 6 .
Judas não tinha coração para os pobres . Houvessem vendido o ungüento de Maria , caísse o lucro em seu poder , e não teriam os pobres recebido benefício . Judas tinha em alto conceito sua habilidade administrativa . Julgava-se , como financista , muito superior aos condiscípulos e levara-os a considerá-lo da mesma maneira . Conquistara-lhes a confiança , e exercia sobre eles grande influência . Sua professada simpatia pelos pobres os enganou ; e a astuta insinuação que fez os levou a olhar com desconfiança a dedicação de Maria . E em volta da mesa passou a murmuração : “ Para que é este desperdício ? Pois este ungüento podia vender-se por grande preço , e dar-se o dinheiro aos pobres ”. Mateus 26:8 , 9 . Maria ouviu as palavras de crítica . O coração tremeu-lhe no peito . Temeu que a irmã a repreendesse por seu desperdício .
Talvez o Mestre também a julgasse imprevidente . Sem se justificar ou apresentar desculpa , estava para se esquivar dali , quando se ouviu a voz de Seu Senhor : “ Deixai-a , por que a molestais ?” Viu que ela estava embaraçada e aflita . Sabia que nesse ato de serviço exprimira gratidão pelo perdão de seus pecados , e acalmou-lhe o espírito . Erguendo a voz acima dos murmúrios da crítica , disse : “ Ela praticou boa ação para comigo . Porque os pobres , sempre os tendes convosco e , quando quiserdes , podeis fazer-lhes bem , mas a Mim nem sempre Me tendes . Esta fez o que podia ; antecipou-se a ungir o Meu corpo para a sepultura ”. Marcos 14:6-8 . A fragrante oferenda que Maria pensara prodigalizar ao corpo inanimado do Salvador , vazou-a ela sobre Ele vivo .
No sepultamento , seu aprazível odor não poderia impregnar senão o túmulo ; agora , alegrou-Lhe o coração com a certeza de sua fé e amor . José de Arimatéia e Nicodemos não ofereceram suas dádivas de amor a Jesus em vida . Com amargo pranto levaram suas custosas especiarias ao frio e inconsciente corpo . As mulheres que levaram especiarias ao sepulcro , em vão o fizeram , pois verificaram ter Ele ressuscitado . Mas Maria , extravasando o seu amor sobre o Salvador enquanto Ele tinha conhecimento da dedicação dela , estava- O preparando para Seu sepultamento . E , ao baixar à treva de Sua grande prova , levou consigo a lembrança desse ato , penhor do amor que Seus remidos Lhe votariam para sempre . Muitos há que levam aos mortos preciosos dons . De pé , ao lado da querida figura para sempre silenciosa , proferem abundantes palavras de amor . Ternura , apreço , dedicação , tudo é prodigalizado àquele que já não vê nem ouve . Houvessem essas palavras sido ditas quando o fatigado espírito tanto delas necessitava ; quando o ouvido as apreenderia e o coração as podia sentir , quão precioso teria sido o seu perfume ! Maria não sabia toda a significação de seu ato de amor .
Não podia responder a seus acusadores . Não saberia explicar por que escolhera aquela ocasião para ungir a Jesus . O Espírito Santo planejara por ela , e ela Lhe obedecera às
372