em segredo , e efetuar o julgamento o mais silenciosamente possível . Esperavam que ao se tornar isso conhecido , a inconstante onda da opinião pública se voltaria a seu favor .
Assim se propuseram a destruir Jesus . Mas enquanto Lázaro existisse , sabiam os sacerdotes e rabis que não se achavam em segurança . A própria existência de um homem que por quatro dias estivera no sepulcro e fora ressuscitado por uma palavra de Jesus , causaria cedo ou tarde uma reação . O povo se vingaria de seus guias por tirarem a vida Àquele que fora capaz de realizar esse milagre . O Sinédrio decidiu , portanto , que Lázaro também deveria morrer . A tal ponto a inveja e os preconceitos levam seus escravos . O ódio e a incredulidade dos guias judaicos haviam crescido até dispô-los a tirar a vida de uma pessoa a quem o infinito poder salvara do sepulcro . Enquanto se tramava em Jerusalém essa conspiração , Jesus e Seus amigos eram convidados à festa de Simão .
À mesa achava-Se Jesus , tendo a um lado Simão , a quem curara de repugnante moléstia , e do outro Lázaro , a quem ressuscitara . Marta servia à mesa , mas Maria escutava ansiosamente toda palavra que caía dos lábios de Jesus . Em Sua misericórdia perdoara Jesus os seus pecados , chamara do sepulcro seu bem-amado irmão , e a alma de Maria estava cheia de reconhecimento . Ouvira Jesus falar de Sua morte próxima e , em seu profundo amor e tristeza , almejara honrá-Lo . Com grande sacrifício para si , comprara um vaso de alabastro de “ ungüento de nardo puro , de muito preço ” ( João 12:3 ) para com ele ungir-Lhe o corpo . Mas agora muitos diziam que Ele estava para ser coroado rei . Seu pesar transformou-se em alegria , e ansiava ser a primeira a honrar a seu Senhor . Quebrando o vaso de ungüento , derramou o conteúdo sobre a cabeça e os pés de Jesus , e depois , enquanto de joelhos chorava umedecendo-os com lágrimas , enxugava-os com os longos cabelos soltos . Buscara não ser observada , e seus movimentos poderiam passar desapercebidos , mas o ungüento encheu a sala de odor , declarando a todos os presentes a ação dela . Judas contemplou a mesma com grande desagrado . Em vez de esperar o que diria Cristo sobre o assunto , começou a murmurar suas recriminações aos que lhe ficavam mais próximos , censurando-O por tolerar esse desperdício . Fez astutamente insinuações de molde a produzir descontentamento .
Judas era tesoureiro dos discípulos , e de seu pequeno depósito subtraíra às escondidas para o próprio uso , limitando assim a uma insignificância os recursos dos discípulos . Ansiava colocar na bolsa tudo quanto pudesse obter . Dos meios desta bolsa muitas vezes se tirava para socorro dos pobres ; e quando se comprava qualquer coisa que Judas não julgava essencial , dizia : Por que esse desperdício ? por que o preço disso não se pôs na bolsa que tenho para os pobres ? Ora , o ato de Maria achava-se em tão frisante contraste com o seu egoísmo , que o colocava em situação vergonhosa ; e , segundo o seu costume , procurou apresentar um motivo digno à objeção que fazia a sua oferenda . Voltando-se para os discípulos , disse : “ Por que não se vendeu este ungüento por trezentos dinheiros e não se
371