O Desejado de Todas as Nacões por Ellen G. White 1 | Page 354

Restaurador , Aquele que , unicamente , podia trazer à luz a vida e a imortalidade . Havia de ser um testemunho que os sacerdotes não pudessem torcer .
Foi essa a causa de Sua demora em ir a Betânia . Esse milagre , a coroa dos milagres do Salvador — a ressurreição de Lázaro — devia pôr o selo de Deus em Sua obra e em Sua reivindicação à divindade . Na jornada para Betânia , Jesus , segundo o Seu costume , socorreu os enfermos e necessitados . Ao chegar à cidade , mandou às irmãs um mensageiro com as novas de Sua chegada . Cristo não entrou imediatamente em casa , mas ficou num lugar retirado , próximo ao caminho . A grande demonstração que os judeus costumavam fazer por ocasião da morte de parentes e amigos , não se coadunava com o espírito de Cristo . Ouviu os sons das lamentações dos pranteadores assalariados , e não desejava encontrar-Se com as irmãs nessa cena de confusão . Entre os pranteadores amigos , achavam-se parentes da família , alguns dos quais ocupavam posições de responsabilidade em Jerusalém . Encontravam-se entre eles os mais rancorosos inimigos de Cristo . Este lhes conhecia os desígnios , e daí não Se deu imediatamente a conhecer . A mensagem foi transmitida a Marta tão discretamente , que outros no quarto não a ouviram . Absorta em seu pesar , Maria não escutou as palavras . Erguendo-se de pronto , Marta saiu ao encontro do Senhor , mas , pensando que ela fora ao sepulcro de Lázaro , Maria deixou-se ficar em silêncio com a sua mágoa , sem fazer nenhum rumor .
Marta apressou-se em ir ter com Jesus , o coração agitado por desencontradas emoções . Em Seu expressivo rosto , leu ela a mesma ternura e amor que nEle sempre vira . Sua confiança nEle permaneceu intata , mas lembrou-se de seu bem-amado irmão , a quem também Jesus amara . Num misto de desgosto nascente , por Cristo não ter vindo antes , e de esperança de que ainda agora faria qualquer coisa para as confortar , exclamou : “ Senhor , se Tu estivesses aqui , meu irmão não teria morrido !” João 11:21 . Repetidas vezes , por entre o tumulto dos pranteadores , haviam as irmãs feito essa exclamação . Com humana e divina piedade , contemplou Jesus seu dolorido e fatigado rosto . Marta não mostrava desejos de narrar o acontecido ; tudo se exprimiu nas patéticas palavras : “ Senhor , se Tu estivesses aqui , meu irmão não teria morrido !”
Fitando o amorável semblante , acrescentou : “ Mas também agora sei que tudo quanto pedires a Deus , Deus To concederá ”. João 11:21 , 22 . Jesus lhe animou a fé , dizendo : “ Teu irmão há de ressuscitar ”. João 11:23 . Sua resposta não visava a inspirar a expectativa de uma mudança imediata . Conduziu os pensamentos de Marta para além da restauração presente de seu irmão , fixando-os na ressurreição dos justos . Assim fez para que visse , na ressurreição de Lázaro , o penhor da de todos os justos mortos e a certeza de que se realizaria pelo poder do Salvador . Marta respondeu : “ Eu sei que há de ressuscitar na ressurreição do último dia ”. João 11:24 . Ainda procurando dar a verdadeira direção à sua fé , Jesus declarou : “ Eu sou a ressurreição e a vida .” Em Cristo há vida original , não emprestada , não derivada . “ Quem tem o Filho tem a vida ”. 1 João 5:12 . A divindade de Cristo é a certeza
353