Vão as mães ter com Jesus , apresentando-Lhe suas perplexidades . Encontrarão suficiente graça para as ajudar na educação dos filhos . As portas acham-se abertas a toda mãe que desejar depor seus fardos aos pés do Salvador . Aquele que disse : “ Deixai vir a Mim os pequeninos e não os impeçais ”, convida ainda as mães a conduzirem os pequeninos para serem por Ele abençoados . Mesmo o nenê nos braços maternos pode permanecer como sob a sombra do Onipotente , mediante a fé de uma mãe que ora . João Batista foi cheio do Espírito Santo desde seu nascimento . Se vivemos em comunhão com Deus , também nós podemos esperar que o Espírito divino molde nossos pequenos já desde os primeiros momentos . Nos meninos que foram postos em contato com Ele , viu Jesus os homens e mulheres que haviam de ser herdeiros de Sua graça e súditos do Seu reino , e alguns dos quais se tornariam mártires por amor dEle .
Sabia que essas crianças haviam de ouvi-Lo e aceitáLo como seu Redentor muito mais facilmente do que o fariam os adultos , muitos dos quais eram os sábios segundo o mundo e os endurecidos . Em Seus ensinos , descia ao nível delas . Ele , a Majestade do Céu , não desdenhava responder-lhes às perguntas e simplificar “ Deixai vir a mim os pequeninos ” Suas importantes lições , para lhes atingir a infantil compreensão . Implantava no espírito delas as sementes da verdade , que haveriam de brotar nos anos vindouros , dando frutos para a vida eterna . É ainda verdade que as crianças são as pessoas mais susceptíveis aos ensinos do evangelho ; seu coração acha-se aberto às influências divinas , e forte para reter as lições recebidas .
Os pequeninos podem ser cristãos , tendo uma experiência em harmonia com seus anos . Precisam ser educados nas coisas espirituais , e os pais devem proporcionar-lhes todas as vantagens , para que formem caráter segundo a semelhança do de Cristo . Os pais e as mães devem considerar os filhos como os membros mais novos da família do Senhor , a eles confiados para que os eduquem para o Céu . As lições que nós mesmos aprendemos de Cristo , devemos transmitir a nossas crianças , de maneira a poderem ser compreendidas pelas tenras mentes infantis , revelando-lhes pouco a pouco a beleza dos princípios do Céu . Assim o lar cristão se torna uma escola , em que os pais servem de mestres auxiliares , ao passo que o próprio Cristo é o principal instrutor . Trabalhando em favor da conversão de nossos filhos , não devemos buscar violentas emoções como testemunho de convicção do pecado . Nem é necessário saber o tempo exato em que se convertem . Devemos ensiná-los a levar seus pecados a Jesus , pedindo-Lhe perdão e crendo que Ele perdoa e os recebe , assim como recebeu as crianças quando Se achava pessoalmente na Terra . Quando a mãe ensina os filhos a lhe obedecerem porque a amam , está ensinando as primeiras lições na vida cristã . O amor da mãe representa para a criança o amor de Cristo , e os pequenos que confiam em sua mãe e lhe obedecem , estão aprendendo a confiar no Salvador e obedecer- Lhe .
342