O Desejado de Todas as Nacões por Ellen G. White 1 | Page 333

Capítulo 54 — O Bom Samaritano
Este capítulo é baseado em Lucas 10:25-37 .
Na história do bom samaritano , ilustra Cristo a natureza da verdadeira religião . Mostra que consiste , não em sistemas , credos ou ritos , mas no cumprimento de atos de amor , no proporcionar aos outros o maior bem , na genuína bondade . Enquanto Cristo ensinava o povo , “ eis que se levantou um certo doutor da lei , tentando-O , e dizendo : Mestre , que farei para herdar a vida eterna ?” Lucas 10:25 . Respiração suspensa , esperou o vasto auditório a resposta . Os sacerdotes e rabis haviam pensado enredar Jesus com essa pergunta do doutor da lei . O Salvador , porém , não entrou em discussão . Fez com que o próprio doutor respondesse a si mesmo . “ Que está escrito na lei ?” disse Ele . “ Como lês ?” Lucas 10:26 .
Os judeus ainda acusavam Jesus de menosprezo para com a lei dada no Sinai ; mas Ele fez sentir que a salvação depende da observância dos mandamentos divinos . Disse o doutor : “ Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração , e de toda a tua alma , e de todas as tuas forças , e de todo o teu entendimento , e ao teu próximo como a ti mesmo .” Disse Jesus : “ Respondeste bem ; faze isso , e viverás ”. Lucas 10:27 , 28 . O doutor da lei não estava satisfeito com a atitude e as obras dos fariseus . Estivera estudando as Escrituras com o desejo de aprenderlhes a verdadeira significação . Tinha interesse vital no assunto , e , em sinceridade , indagara : “ Que farei ?” Em sua resposta quanto às reivindicações da lei , passara por sobre toda a massa de preceitos cerimoniais e rituais . Não lhes atribuiu valor , mas apresentou os dois grandes princípios de que dependem toda a lei e os profetas . O merecer essa resposta o louvor de Cristo , colocou o Salvador em terreno vantajoso para com os rabis .
Não O podiam condenar por sancionar o que fora afirmado por um expositor da lei . “ Faze isso , e viverás ”, disse Jesus . Apresentou a lei como uma unidade divina , e ensinou nessa lição não ser possível guardar um preceito e transgredir outro ; pois o mesmo princípio os liga a todos . O destino do homem será determinado por sua obediência a toda a lei . Amor supremo para com Deus e imparcial amor para com os homens , eis os princípios a serem desenvolvidos na vida . O doutor achou-se um transgressor da lei . Sentiu-se convicto , em face das penetrantes palavras de Cristo . A justiça da lei , que pretendia compreender , não a praticara . Não manifestara amor para com seus semelhantes . Era necessário haver arrependimento ; em lugar disso , porém , procurou justificar-se . Em vez de reconhecer a verdade , procurou demonstrar quão difícil de ser cumprido é o mandamento . Esperava assim pôr-se em guarda contra a convicção e justificar-se perante o povo .
As palavras do Salvador haviam mostrado a inutilidade de sua pergunta , visto ser ele capaz de a ela responder por si mesmo . Todavia , formulou ainda outra : “ Quem é o meu próximo ?” Lucas 10:29 . Entre os judeus , essa questão dava lugar a infindáveis disputas .
332