“ Tu já O tens visto , e é Aquele que fala contigo ”. João 9:35 , 37 . O homem lançou-se aos pés do Salvador , em adoração . Não somente lhe fora restaurada a visão natural , mas haviam-lhe sido abertos os olhos do entendimento . Cristo lhe fora revelado à alma , e ele O recebeu como o Enviado de Deus . Próximo , reunira-se um grupo de fariseus , e a vista deles trouxe à mente de Jesus o contraste sempre manifesto no efeito de Suas palavras e obras . Disse Ele : “ Eu vim a este mundo para juízo , a fim de que os que não vêem vejam , e os que vêem sejam cegos ”. João 9:39 . Cristo veio abrir os olhos cegos , dar luz aos que se assentam nas trevas . Declarara ser a luz do mundo , e o milagre operado confirmava Sua missão .
O povo que contemplou o Salvador em Seu primeiro advento , foi favorecido com mais ampla manifestação da divina presença do que o mundo nunca antes fruíra . O conhecimento de Deus foi mais perfeitamente revelado . Mas por essa mesma revelação estavam sendo julgados os homens . Seu caráter era provado , decidido o seu destino . A manifestação de poder divino que dera ao cego tanto a vista natural como a do espírito , deixara os fariseus em trevas ainda mais densas . Alguns de Seus ouvintes , sentindo que as palavras de Cristo se aplicavam a eles , indagaram : “ Também nós somos cegos ?” Jesus respondeu : “ Se fôsseis cegos , não teríeis pecado ; mas como agora dizeis : Vemos ; por isso o vosso pecado permanece ”. João 9:40 , 41 .
Se Deus vos tivesse tornado impossível ver a verdade , vossa ignorância não envolveria nenhuma culpa . “ Mas [...] agora dizeis : Vemos .” Julgais-vos capazes de ver , e rejeitais os meios mediante os quais , unicamente , poderíeis receber a vista . A todos quantos compreendiam sua necessidade , Cristo viera com ilimitado auxílio . Mas os fariseus não confessavam necessidade alguma ; recusavam-se a ir a Cristo , e por isso foram deixados em cegueira — uma cegueira de que eles próprios eram culpados . Jesus disse : “ Vosso pecado permanece .”
318