O Desejado de Todas as Nacões por Ellen G. White 1 | Page 318

Com muitas palavras o procuraram confundir , a fim de que se julgasse iludido . Satanás e seus maus anjos estavam do lado dos fariseus , e uniram suas energias e sutilezas ao raciocínio dos homens , para neutralizar a influência de Cristo . Enfraqueceram as convicções que já se aprofundavam em muitos espíritos . Anjos de Deus estavam também a campo , a fim de fortalecer o homem cuja vista fora restaurada . Os fariseus não compreendiam que tinham de tratar com algum outro além do ignorante homem que nascera cego ; não conheciam Aquele com quem se achavam em conflito .
Luz divina brilhou nos recessos da alma do cego . Enquanto esses hipócritas procuravam fazê-lo descrer , Deus o ajudou a mostrar , pelo vigor e precisão das respostas , que não seria enlaçado . Respondeu : “ Já vo-lo disse , e não ouvistes ; para que o quereis tornar a ouvir ? Quereis vós porventura fazer-vos também Seus discípulos ? Então o injuriaram , e disseram : Discípulo dEle sejas tu ; nós , porém , somos discípulos de Moisés . Nós bem sabemos que Deus falou a Moisés , mas Este não sabemos de onde é ”. João 9:27- 29 . O Senhor Jesus sabia a provação por que o homem estava passando , e deu-lhe graça e expressão de modo que se tornou uma testemunha em Seu favor . Respondeu ele aos fariseus , em palavras que constituíam incisiva censura a seus interrogadores .
Pretendiam ser os expositores das Escrituras , os guias religiosos da nação ; e , todavia , ali estava Alguém realizando milagres , e eles confessavam ignorar tanto a fonte do poder que Ele tinha , como Seu caráter e títulos . “ Nisto pois está a maravilha ”, disse o homem , “ que vós não sabeis de onde Ele é , e me abrisse os olhos ; ora nós sabemos que Deus não ouve a pecadores ; mas , se alguém é temente a Deus , e faz a Sua vontade , a esse ouve . Desde o princípio do mundo nunca se ouviu que alguém abrisse os olhos a um cego de nascença . Se Este não fosse de Deus , nada poderia fazer ”. João 9:30-33 .
O homem havia enfrentado seus inquiridores com as próprias armas por eles manejadas . Seu raciocínio era irrefutável . Os fariseus estavam pasmados e calaram-se — estupefatos diante de suas precisas e decididas palavras . Por alguns momentos houve silêncio . Depois , os sacerdotes e rabinos , de sobrecenho carregado , apanharam e aconchegaram a si as vestes , como a temer contaminação do contato com ele ; sacudindo o pó dos pés , atiraram-lhe as acusadoras palavras : “ Tu és nascido todo em pecados , e nos ensinas a nós ?” João 9:34 . E excomungaram-no . Jesus ouviu o que acontecera ; e , encontrando-o pouco depois , disse : “ Crês tu no Filho de Deus ?” João 9:35 . Pela primeira vez contemplou o cego o rosto de seu Restaurador . Ante o conselho vira seus pais turbados e perplexos ; olhara a severa fisionomia dos rabinos ; agora seus olhos descansavam sobre o amorável e sereno semblante de Jesus .
Com grande dificuldade , já O reconhecera como Delegado do poder divino ; agora lhe foi concedida maior revelação . Ante à pergunta do Salvador : “ Crês tu no Filho de Deus ?” o cego replicou , perguntando : “ Quem é Ele , Senhor , para que nEle creia ?” E Jesus disse :
317