comunicou imediatamente aquilo que lhes desejava participar . Antes de fazê-lo , ofereceulhes o ensejo de confessar sua fé nEle , a fim de se fortalecerem para a próxima provação . Perguntou-lhes : “ Quem dizem os homens ser o Filho do homem ?” Mateus 16:13 . Com pesar foram os discípulos forçados a admitir que Israel deixara de reconhecer seu Messias . Alguns , na verdade , ao Lhe verem os milagres , haviam declarado que Ele era o Filho de Davi . As multidões que foram alimentadas em Betsaida , desejaram proclamáLo rei de Israel . Muitos estavam dispostos a aceitá-Lo como profeta ; não criam , porém , que fosse o Messias . Jesus formulou agora uma segunda pergunta , com respeito aos próprios discípulos : “ E vós , quem dizeis que Eu sou ?” Pedro respondeu : “ Tu és o Cristo , o Filho do Deus vivo ”. Mateus 16:15 , 16 .
Desde o princípio Pedro crera que Jesus era o Messias . Muitos outros que foram convencidos pela pregação de João Batista , e aceitaram a Cristo , começaram a duvidar da missão de João quando ele foi preso e morto ; e agora duvidavam de que Jesus era o Messias , a quem há tanto tinham aguardado . Muitos dos discípulos que haviam esperado ardentemente que Jesus tomasse Seu lugar no trono de Davi , deixaram-nO ao perceber que Ele não tinha essa intenção . Mas Pedro e seus companheiros não se desviaram de sua fidelidade . A vacilante atitude dos que ontem louvavam e hoje condenavam , não destruiu a fé dos verdadeiros seguidores do Salvador . Pedro declarou : “ Tu és o Cristo , o Filho do Deus vivo ”. Mateus 16:16 . Não esperou que honras reais coroassem seu Senhor , mas aceitou-O em Sua humilhação . Pedro exprimia a fé dos doze . Todavia , os discípulos estavam ainda longe de compreender a missão de Cristo . A oposição e calúnias dos sacerdotes e escribas , se bem que os não pudessem desviar de Cristo , ocasionavam-lhes não obstante grande perplexidade .
Não viam claramente seu caminho . A influência da primeira educação , o ensino dos rabis , o poder da tradição , ainda lhes interceptavam a visão da verdade . De tempos em tempos , brilhavam sobre eles preciosos raios de luz emanados do Salvador , todavia estavam muitas vezes como quem tateia em meio de trevas . Nesse dia , porém , antes de se verem frente a frente com a grande prova de sua fé , o Espírito Santo repousou sobre eles com poder . Por algum tempo , desviaram-se-lhes os olhos das “ coisas que se vêem ” para a contemplação das “ que se não vêem ”. 2 Coríntios 4:18 . Sob a aparência humana , distinguiram a glória do Filho de Deus . Jesus respondeu a Pedro , dizendo : “ Bemaventurado és tu , Simão Barjonas , porque to não revelou a carne e o sangue , mas Meu Pai que está no Céu ”. Mateus 16:17 . A verdade confessada por Pedro é o fundamento da fé do crente . É aquilo que o próprio Cristo declarou ser a vida eterna . A posse desse conhecimento , no entanto , não oferece motivo para nos glorificarmos a nós mesmos . Não fora por meio de sabedoria ou bondade do próprio Pedro , que ele lhe havia sido revelado . De si mesma , não pode a humanidade nunca chegar ao conhecimento do divino . “ Como as alturas dos Céus é a Sua sabedoria ; que poderás tu fazer ?
273