próprio ser , e a força motriz da vida . A palavra de Deus , recebida na alma , molda os pensamentos , e entra no desenvolvimento do caráter . Olhando sempre a Jesus com os olhos da fé , seremos fortalecidos . Deus fará as mais preciosas revelações a Seu povo faminto e sequioso . Verificarão que Cristo é um Salvador pessoal . Ao alimentaremse de Sua palavra , acharão que ela é espírito e vida . A palavra destrói a natureza carnal , terrena , e comunica nova vida em Cristo Jesus . O Espírito Santo vem ter com a alma como Consolador . Pela transformadora influência de Sua graça , a imagem de Deus se reproduz no discípulo ; tornase uma nova criatura . O amor toma o lugar do ódio , e o coração adquire a semelhança divina . É isto que significa viver “ de toda a palavra que sai da boca de Deus ”. Isto é comer o Pão que desce do Céu .
Cristo declarara uma sagrada e eterna verdade com respeito às relações entre Ele e Seus seguidores . Conhecia o caráter dos que se diziam Seus discípulos , e Suas palavras provavam-lhes a fé . Declarou que deviam crer e agir segundo Seus ensinos . Todos quantos O recebessem haviam de participar de Sua natureza , e ser amoldados ao caráter dEle . Isso envolvia a renúncia de suas acariciadas ambições . Exigia completa entrega de si mesmos a Jesus . Eram chamados ao sacrifício , à mansidão e humildade de coração . Deviam andar na estreita vereda trilhada pelo Homem do Calvário , se queriam compartilhar do dom da vida e da glória do Céu . A prova era demasiado grande . Diminuiu o entusiasmo dos que O tinham querido arrebatar para fazer rei . Este discurso na sinagoga , diziam , abrira-lhes os olhos .
Agora estavam desenganados . Em seu espírito , as palavras dEle eram uma positiva confissão de que não era o Messias e nenhuma recompensa terrestre poderia provir de se unirem a Ele . Haviam saudado o poder que possuía de operar milagres ; estavam ansiosos de ser libertados de doenças e sofrimentos ; não se poderiam , porém , concordar com Sua vida de abnegação . Não se importavam com o misterioso reino espiritual de que falava . O insincero , o egoísta que O tinha buscado , não mais O desejou . Se não consagrava Seu poder e influência a obter sua libertação dos romanos , não queriam ter nada com Ele . Jesus lhes disse francamente : “ Há alguns de vós que não crêem ”; acrescentando : “ Por isso Eu vos disse que ninguém pode vir a Mim , se por Meu Pai lhe não for concedido .” Desejava fazêlos compreender que , se não eram atraídos para Ele , era porque seu coração não estava aberto ao Espírito Santo .
“ O homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus , porque lhe parecem loucura ; e não pode entendê-las , porque elas se discernem espiritualmente ”. 1 Coríntios 2:14 . É pela fé que a alma contempla a glória de Jesus . Essa glória está oculta até que , por meio do Espírito Santo , a fé é ateada no coração . Em vista da pública reprovação de sua incredulidade , esses discípulos ficaram ainda mais alienados de Jesus . Sentiram-se grandemente desgostosos , e desejando ferir o Salvador e agradar à malevolência dos fariseus , voltaram-Lhe as costas , deixando-O desdenhosamente . Tinham feito sua escolha
257