O Desejado de Todas as Nacões por Ellen G. White 1 | Page 247

Capítulo 40 — Uma Noite no Lago Este capítulo é baseado em Mateus 14:22-33 ; Marcos 6:45-52 ; João 6:14-21 .
Sentado na relva da planície , ao crepúsculo de uma tarde de primavera , o povo comeu do alimento que Cristo provera . As palavras por eles ouvidas , naquele dia , soaram-lhes aos ouvidos como a voz de Deus . As obras de cura que presenciaram eram tais , que só o poder divino as poderia realizar . Mas o milagre dos pães tocou a todos naquela vasta multidão . Todos participaram de seus benefícios . Nos dias de Moisés , Deus alimentara Israel com o maná no deserto ; e quem era este que os alimentara naquele dia , senão Aquele de quem Moisés tinha profetizado ? Poder algum humano poderia criar , de cinco pães de cevada e dois peixinhos , alimento bastante para saciar milhares de criaturas famintas . E disseram uns aos outros : “ Este é verdadeiramente o profeta que devia vir ao mundo .”
Durante todo o dia essa convicção se robustecera . Aquele ato , que tudo coroou , é a afirmação de que o longamente esperado Libertador Se acha entre eles . As esperanças do povo vão subindo de ponto . É este Aquele que há de tornar a Judéia um paraíso terrestre , uma terra que mana leite e mel . Pode satisfazer todo desejo . Pode derribar o poder dos odiados romanos . Pode libertar Judá e Jerusalém . Pode curar os soldados feridos na batalha . Abastecer exércitos inteiros de alimento . Conquistar as nações , e dar a Israel o domínio longamente ambicionado . Em seu entusiasmo , o povo estava disposto a coroá-Lo imediatamente Rei . Vêem que Ele não faz nenhum esforço para atrair a atenção ou conquistar honras para Si . A esse respeito , difere essencialmente dos sacerdotes e principais , e temem que não venha nunca a reclamar Seus direitos ao trono de Davi . Consultando-se entre si , concordaram em apoderar-se dEle por força , e proclamá-Lo rei de Israel . Os discípulos unem-se à multidão em declarar que o trono de Davi é a legítima herança de seu Mestre .
É a modéstia de Cristo , dizem , que O faz recusar essa honra . Que o povo exalte seu Libertador . Que os arrogantes sacerdotes e principais sejam forçados a honrar Aquele que vem revestido de autoridade divina . Tomam ansiosamente providências para executar seu desígnio ; mas Jesus vê o que está em andamento e compreende , como eles não o podem fazer , o resultado desse movimento . Mesmo então estavam os sacerdotes e principais a Lhe buscar a vida . AcusavamnO de desviar deles o povo . Violência e insurreição seguir-se-iam a qualquer esforço para O colocar no trono , e prejudicar-se-ia a obra do reino espiritual . O plano deveria ser impedido sem demora . Chamando os discípulos , Jesus ordena-lhes que tomem o barco e voltem imediatamente para Cafarnaum , deixando-O para despedir a multidão . Nunca antes uma ordem de Cristo parecera tão impossível de cumprir . Os discípulos haviam esperado muito tempo por um movimento popular para colocar Jesus no trono ; não podiam suportar a idéia de que todo esse entusiasmo viesse a dar em nada . As multidões que estavam congregando para assistir à Páscoa , achavam-se ansiosas por ver o
246