O Desejado de Todas as Nacões por Ellen G. White 1 | Page 178

Todavia , sobreviriam dias de tentação e prova , em que seriam postos em conflito com as autoridades do mundo , e os chefes do reino das trevas ; quando Cristo não estivesse pessoalmente com eles , e deixassem de perceber o Consolador , então seria mais próprio jejuarem . Os fariseus procuravam exaltar-se pela rigorosa observância de formas , ao passo que tinham o coração cheio de inveja e contenda . “ Eis ”, diz a Escritura , “ que jejuais para contendas e rixas e para ferirdes com punho iníquo ; jejuando assim como hoje , não se fará ouvir a vossa voz no alto . Seria este o jejum que escolhi , que o homem um dia aflija a sua alma , incline a sua cabeça como o junco e estenda debaixo de si pano de saco e cinza ? Chamarias tu a isto jejum e dia aceitável ao Senhor ?” Isaías 58:4 , 5 . O verdadeiro jejum não é um serviço meramente formal . A Escritura descreve o jejum preferido por Deus : “ que soltes as ligaduras da impiedade , que desfaças as ataduras do jugo [...] que deixes livres os quebrantados [ ou oprimidos ] e despedaces todo o jugo [...]” “ abrires a tua alma ao faminto , e fartares a alma aflita ”. Isaías 58:6 , 10 .
Aí se expõe o próprio espírito e caráter da obra de Cristo . Toda a Sua vida foi um sacrifício pela salvação do mundo . Quer jejuando no deserto da tentação , quer comendo com os publicanos no banquete de Mateus , estava dando a vida pela redenção dos perdidos . Não em ociosas lamentações , em simples humilhação do corpo e multidão de sacrifícios , está o verdadeiro espírito de devoção , mas revela-se na entrega do próprio eu em voluntário serviço para Deus e o homem . Continuando Sua resposta aos discípulos de João , Jesus disse uma parábola : “ Ninguém tira um pedaço de um vestido novo para o coser em vestido velho , pois que romperá o novo e o remendo não condiz com o velho ”. Lucas 5:36 . A mensagem do Batista não devia ser entremeada com a tradição e a superstição . Uma tentativa de misturar as pretensões dos fariseus com a devoção de João , só tornaria mais evidente a rotura em ambas .
Nem podiam os princípios do ensino de Cristo ser unidos com as formas do farisaísmo . Cristo não cobriria a rotura feita pelos ensinos de João . Tornaria mais distinta a separação ente o velho e o novo . Jesus ilustrou posteriormente este fato , dizendo : “ Ninguém deita vinho novo em odres velhos ; doutra sorte o vinho novo romperá os odres , e entornar-se-á o vinho , e os odres se estragarão ”. Lucas 5:37 . Os odres de couro usados como vasos para guardar o vinho novo , ficavam depois de algum tempo secos e quebradiços , fazendo-se então imprestáveis para tornar a servir ao mesmo fim . Por meio dessa ilustração familiar , Jesus apresentou a condição dos guias judaicos . Sacerdotes , escribas e principais se haviam fixado numa rotina de cerimônias e tradições . Contraíra-se-lhes o coração como os odres de couro a que Ele os comparara . Ao passo que se satisfaziam com uma religião legal , eralhes impossível tornar-se depositários das vivas verdades do Céu . Julgavam a própria justiça como suficiente , e não desejavam que um novo elemento fosse introduzido em sua religião . Não aceitavam a boa vontade de Deus para com os homens como qualquer coisa à parte deles próprios .
177