brotando de baixo , e revigorando os instrumentos de Satanás . A intensidade se está apoderando de todo elemento terrestre . Com uma sutileza adquirida através de séculos de conflito , o príncipe do mal opera disfarçadamente . Aparece vestido como anjo de luz , e multidões estão “ dando ouvidos a espíritos enganadores , e a doutrinas de demônios ”. 1 Timóteo 4:1 . Nos dias de Cristo os guias e mestres de Israel eram impotentes para resistir a Satanás . Negligenciavam o único meio pelo qual se podiam opor aos maus espíritos . Foi pela Palavra de Deus que Cristo venceu o maligno .
Os guias deIsrael professavam ser expositores da Palavra de Deus , mas haviam-na estudado apenas para apoiar suas tradições , e imporsuas observâncias de origem humana . Haviam , por suas interpretações , feito com que ela exprimisse sentimentos que Deus nunca tivera em mente . Suas místicas apresentações tornavam indistinto aquilo que Ele fizera claro . Disputavam sobre insignificantes questões de técnica , e negavam por assim dizer as verdades essenciais . Assim , difundia-se amplamente a infidelidade . Roubavam à Palavra de Deus a sua força , e os espíritos maus operavam à vontade . A história se está repetindo .
Tendo a Bíblia aberta diante de si , e professando respeitar-lhe os ensinos , muitos dos guias religiosos de nossa época estão destruindo a fé nela como Palavra de Deus . Ocupamse em dissecar a Palavra , e estabelecer as próprias opiniões acima de suas declarações positivas . A Palavra de Deus perde , em suas mãos , o poder regenerador . É por isso que a incredulidade campeia , e reina a iniqüidade . Depois de minar a fé na Bíblia , Satanás encaminha os homens a outras fontes em busca de luz e poder . Assim se insinua ele .
Os que se desviam dos claros ensinos da Escritura , e do poder convincente do Espírito Santo de Deus , estão convidando o domínio dos demônios . A crítica e as especulações concernentes às Escrituras , têm aberto o caminho ao espiritismo e à teosofia — essas formas modernas do antigo paganismo — para conseguir firmar-se mesmo nas professas igrejas de nosso Senhor Jesus Cristo . Lado a lado com a pregação do evangelho , acham-se a operar forças que não são senão médiuns de espíritos de mentira . Muito homem se intromete com elas por mera curiosidade , mas vendo demonstrações de forças sobrehumanas , é fascinado a ir sempre mais adiante , até que fica dominado por uma vontade mais forte que a sua própria .
Não lhe pode escapar ao misterioso poder . São derrubadas as defesas da mente . Não tem barreira contra o pecado . Uma vez que as restrições da Palavra de Deus e de Seu Espírito são rejeitadas , homem algum pode saber a que profundezas de degradação é capaz de imergir . Um pecado secreto ou paixão dominadora o pode reter cativo tão impotente como era o endemoninhado de Cafarnaum . Todavia , seu estado não é desesperador . O meio por que podemos vencer o maligno , é aquele pelo qual Cristo venceu — o poder da Palavra . Deus não nos rege a mente sem nosso consentimento ; mas se desejamos conhecer e fazer
161