O Desejado de Todas as Nacões por Ellen G. White 1 | Page 155

O encarceramento de João Batista lhes fora a todos amarga decepção . Se tal devia ser o resultado da missão do profeta pouca esperança podiam ter quanto a seu Mestre , com todos os guias religiosos unidos contra Ele . Sob essas circunstâncias , era-lhes um alívio tornar por algum tempo à sua pesca . Mas agora Jesus os convidava a abandonar a vida anterior , unindo aos dEle os seus interesses . Pedro aceitara o chamado . Ao chegar à praia , Jesus pediu aos outros três discípulos : “ Vinde após Mim , e Eu vos farei pescadores de homens .” Imediatamente deixaram tudo e O seguiram . Antes de lhes pedir que abandonassem as redes e barcos , Jesus lhes dera a certeza de que Deus lhes supriria as necessidades . O serviço do barco de Pedro para a obra do evangelho , fora abundantemente pago . Aquele que é “ rico para com todos os que O invocam ” ( Romanos 10:12 ), disse : “ Dai , e ser-vos á dado ; boa medida , recalcada , sacudida e transbordando ”. Lucas 6:38 .
Nessa medida havia Ele recompensado o serviço dos discípulos . E todo sacrifício , feito em Seu serviço , será recompensado segundo “ as abundantes riquezas da Sua graça ”. Durante aquela triste noite no lago , enquanto separados de Cristo , os discípulos foram duramente premidos pela incredulidade , e cansaram-se num infrutífero labor . Sua presença , porém , lhes ateou a fé , e trouxe-lhes alegria e bom êxito . O mesmo se dá conosco ; separados de Cristo , nosso trabalho não dá fruto , e fácil se torna desconfiar e murmurar . Quando Ele está perto , porém , e trabalhamos sob Sua direção , regozijamo-nos nas demonstrações de Seu poder . É a obra de Satanás desanimar a pessoa ; a de Cristo é inspirar fé e esperança . A mais profunda lição que o milagre ensinou aos discípulos , é também uma lição para nós — que Aquele cuja palavra pôde apanhar os peixes do mar , podia igualmente impressionar corações humanos , atraindo-os com as cordas de Seu amor , de maneira que Seus servos se tornassem “ pescadores de homens ”.
Eram humildes e ignorantes , aqueles pescadores da Galiléia ; mas Cristo , a luz do mundo , era sobejamente capaz de habilitá-los para a posição a que os chamara . O Salvador não desprezava a educação ; pois , quando regida pelo amor de Deus e consagrada a Seu serviço , a cultura intelectual é uma bênção . Mas Ele passou por alto os sábios de Seu tempo , porque eram tão cheios de confiança em si mesmos , que não podiam simpatizar com a humanidade sofredora , e tornar-se colaboradores do Homem de Nazaré . Em sua hipocrisia , desdenhavam ser instruídos por Cristo . O Senhor Jesus procura a cooperação dos que se tornem desimpedidos condutos para comunicação de Sua graça . A primeira coisa a ser aprendida por todos os que desejam tornar-se coobreiros de Deus é a desconfiança de si mesmos ; acham-se então preparados para lhes ser comunicado o caráter de O chamado à beira-mar 201 Cristo .
Este não se adquire por meio de educação recebida nas mais competentes escolas . É unicamente fruto da sabedoria obtida do divino Mestre . Jesus escolheu homens ignorantes , porque não haviam sido instruídos nas tradições e errôneos costumes de seu tempo . Eram dotados de natural capacidade , humildes e dóceis — homens a quem podia educar para Sua
154