apanhara coisa alguma . Durante as solitárias horas , pensara na sorte de João Batista , definhando sozinho na prisão . Pensara na perspectiva diante de Jesus e Seus seguidores , no mau êxito da missão na Judéia , e na maldade dos sacerdotes e rabis . Sua própria ocupação lhe falhava ; e , ao olhar às redes vazias , o futuro afigurava-se-lhe sombrio e desanimador . “ Mestre , havendo trabalhado toda a noite , nada apanhamos ; mas , sobre a Tua Palavra , lançarei a rede ”. Lucas 5:5 .
A noite era o único tempo propício para pescar com redes nas claras águas do lago . Depois de labutar a noite inteira sem resultado , parecia inútil lançar a rede de dia ; Jesus , porém , dera a ordem , e o amor por seu Mestre levou os discípulos a obedecer . Simão e seu irmão deitaram juntos a rede . Ao tentarem recolhê-la , tão grande era a quantidade de peixes apanhados , que começou a romper-se . Foram forçados a chamar Tiago e João em seu auxílio . E havendo recolhido o conteúdo , tão grande era a carga em ambos os barcos , que se viram ameaçados de ir a pique . Mas Pedro não cuidava agora de barcos e carregamentos . Esse milagre , acima de todos quantos havia presenciado , foi-lhe uma manifestação de poder divino . Viu em Jesus Alguém que tinha toda a natureza sob Seu comando . A presença da divindade revelou-lhe a O chamado à beira-mar 199 própria ausência de santidade .
Amor por seu Mestre , vergonha de sua incredulidade , gratidão pela complacência de Cristo e , sobretudo , o sentimento de sua impureza em presença da pureza infinita , tudo o subjugou . Enquanto os companheiros punham em segurança o conteúdo da rede , Pedro caiu aos pés do Salvador , exclamando : “ Senhor , ausenta-Te de mim , que sou um homem pecador ”. Lucas 5:8 . Fora a mesma presença da santidade divina que fizera o profeta Daniel cair como morto perante o anjo do Senhor . Disse ele : “ Transmudou-se em mim a minha formosura em desmaio , e não retive força alguma ”. Daniel 10:8 . Assim quando Isaías viu a glória do Senhor , exclamou : “ Ai de mim , que vou perecendo ! porque eu sou um homem de lábios impuros , e habito no meio de um povo de impuros lábios ; e os meus olhos viram o Rei , o Senhor dos Exércitos !” Isaías 6:5 .
A humanidade com sua fraqueza e pecado , fora posta em contraste com a perfeição da divindade , e ele se sentiu inteiramente deficiente e falto de santidade . Assim tem sido com todos quantos alcançaram uma visão da grandeza e majestade de Deus . Pedro exclamou : “ Ausenta-Te de mim , que sou um homem pecador ”; todavia , apegou-se aos pés de Jesus , sentindo que dEle não se podia separar . O Salvador respondeu : “ Não temas ; de agora em diante serás pescador de homens ”. Lucas 5:10 . Foi depois de Isaías haver contemplado a santidade de Deus e sua própria indignidade , que lhe foi confiada a mensagem divina . Foi depois de Pedro haver sido levado à renúncia de si mesmo e à dependência do poder divino , que recebeu o chamado para sua obra por Cristo . Até então nenhum dos discípulos se havia inteiramente unido a Jesus como colaborador Seu . Tinham testemunhado muitos de Seus milagres e Lhe escutado os ensinos ; não haviam , porém , abandonado de todo sua anterior ocupação .
153