O Desejado de Todas as Nacões por Ellen G. White 1 | Page 148

libertados do poder do mal ; como em trevas e necessitados da luz da verdade . Seu orgulho ficou ofendido , despertaram-se-lhes os temores .
As palavras de Jesus indicavam que Sua obra por eles havia de ser de todo diversa do que desejavam . Seus atos deviam ser intimamente examinados . Não obstante sua exatidão nas cerimônias exteriores , recuaram da inspeção daqueles puros , penetrantes olhos . Quem é esse Jesus ? indagaram . Aquele que reclamara para Si a glória do Messias , era o filho de um carpinteiro e trabalhara no ofício com José , Seu pai . Tinham-nO visto labutando acima e abaixo das colinas , conheciam-Lhe os irmãos e as irmãs , bem como Sua vida e labores . Haviam-Lhe acompanhado o desenvolvimento da infância à mocidade , e desta à varonilidade . Conquanto Sua vida houvesse sido sem mancha , não queriam crer que fosse o Prometido . Que contraste entre Seu ensino a respeito do novo reino e o que tinham ouvido dos anciãos ! Jesus nada dissera quanto a libertá-los dos romanos . Tinham ouvido falar de Seus milagres , e esperaram que Seu poder fosse exercido para proveito deles ; não tinham visto , porém , nenhum indício nesse sentido . Ao abrirem a porta à dúvida , o coração endureceu-se-lhes tanto mais quanto se havia por momentos abrandado . Satanás decidira que os olhos cegos não se abririam naquele dia , nem almas cativas seriam postas em liberdade . Com intensa energia , operou para os confirmar na incredulidade . Não fizeram caso do sinal já dado , quando haviam sido comovidos pela convicção de que era seu Redentor que Se lhes estava dirigindo .
Jesus lhes ofereceu então um testemunho de Sua divindade , revelando-lhes os íntimos pensamentos . “ Sem dúvida Me direis este provérbio : Médico , cura-Te a Ti mesmo ; faze também aqui na Tua pátria tudo que ouvimos ter sido feito em Cafarnaum . E disse : Em verdade vos digo que nenhum profeta é bem recebido na sua pátria . Em verdade vos digo que muitas viúvas existiam em Israel nos dias de Elias , quando o céu se cerrou por três anos e seis meses , de sorte que em toda a terra houve grande fome ; e a nenhuma delas foi enviado Elias , senão a Sarepta de Sidom , a uma mulher viúva . E muitos leprosos havia em Israel no tempo do profeta Eliseu , e nenhum deles foi purificado , senão Naamã , o siro ”. Lucas 4:23-27 .
Por essa referência à vida dos profetas , Jesus foi ao encontro das dúvidas de Seus ouvintes . Aos servos a quem Deus escolhera , não tinha sido permitido trabalhar por um povo de coração duro e incrédulo . Mas os que tinham coração para sentir e fé para crer , foram especialmente favorecidos com testemunhos de Seu poder , por meio dos profetas . Nos tempos de Elias , Israel se desviara de Deus . Apegavam-se a seus pecados , e rejeitaram as advertências do Espírito por meio dos mensageiros do Senhor . Assim se separaram dos condutos , por onde lhes podiam vir as bênçãos divinas . O Senhor passou por alto os lares de Israel , procurando refúgio para Seu servo numa terra pagã , junto a uma mulher que não pertencia ao povo escolhido . Essa mulher , porém , foi favorecida por haver seguido a luz que tinha , e o coração abriu-se-lhe à maior luz que Deus lhe enviou por intermédio de Seu
147