O Cavaleiro de São João O Cavaleiro 35 | Page 62

EDITORIAL( Boletim do GOP, n º 150, de 17 / 04 / 2017)
Ano XV | Edição 35 | 62

EDITORIAL( Boletim do GOP, n º 150, de 17 / 04 / 2017)

Meus Irmãos,
Após ingressar na nossa Ordem, o Maçom será instruído a edificar dois Templos, um obrigatório, o seu Templo Interior, e o outro, eventualmente, o Templo Físico de sua Loja.
As bases do Templo Interior, já devem estar bem solidificadas antes mesmo do ingresso do Neófito à Ordem, pois são os pilares da ética e da moral, sem o qual nenhum Profano poderá ser iniciado e nem mesmo convidado. O Templo Interior deve começar a ser edificado pelo Maçom assim que ele for iniciado em uma Loja Simbólica, através das instruções sucessivas e de aumento de
Of. 448 / 2013-17
GRANDE ORIENTE DO PARANÁ
Filiado a Confederação Maçônica do Brasil –( COMAB) Filiado à Confederação Maçônica Interamericana –( CMI) ADMINISTRAÇÃO 2013 – 2017
GABINETE DO GRÃO MESTRADO
Ao Ir∴ Deolindo Dorta de Oliveira Gr∴33, Cavaleiro Noaquita Editor da Revista O Cavaleiro de São João
S∴F∴U∴
Curitiba, 02 de Dezembro de 2016.
Foi com prazer e orgulho que recebemos os exemplares da nova edição da revista“ O Cavaleiro de São João”.
A cada tiragem da edição do Jornal / Revista“ O Cavaleiro de São João”, nós nos deparamos com um trabalho primoroso que além de trazer as informações dos fatos relevantes ocorridos na Maçonaria Paranaense e Brasileira, mostra o capricho com que são redigidas as matérias.
Somente com conhecimento profundo do assunto e muita dedicação no trabalho desenvolvido é possível apresentar edições a cada dia melhores, pois através de suas páginas nós aprendemos cada vez mais sobre a Maçonaria a que pertencemos.
Pelo acima exposto e por dever de justiça é que me dirijo ao Amado Irmão parabenizando-o pela excelência do seu trabalho e por sua dedicação ao“ O Cavaleiro de São João” e às causas maçônicas desejando vida longa ao Irmão Deolindo e ao Cavaleiro de São João.
Fraternalmente,
Ir∴ João Krainski Neto Sereníssimo Grão Mestre
salários, até alcançar o Grau e as respectivas instruções de Mestre. Mas essa obra interior somente poderá ficar próxima de seu término pois entendo que o Templo Interior sempre estará em construção e somente termina quando formos para o Oriente Eterno após a conclusão dos graus filosóficos.
Nessa edificação pouco posso ajudar o Irmão pois cada um de nós deve procurar o caminho e as ferramentas adequadas para polir a sua Pedra Bruta e transformá-la na mais polida possível. Entretanto o caminho é mostrado pelas sucessivas instruções de cada Grau. Por isso é importante o Maçom
procurar atingir, através de estudos, o mais alto Grau de seu Rito, tanto na Maçonaria Simbólica como na Maçonaria Filosófica, seja qual for o Rito que ele pratique. " Assim inicia seu Artigo que reproduzimos parcialmente intitulado: Construção do Templo Físico de uma Loja Maçõnica, do Irmão João Carlos Correa Vieira, Or.-. de Guarulhos- SP, Publicado na Revista A TROLHA – Fevereiro / 2017.
Engenheiro Civil, com mais de trinta e cinco anos de profissão, deve ter resolvido uma questão que sempre causa muita dúvida, e por certo, muitos têm grande dificuldade de resolver, qual seja, as medidas do Templo que a Loja deseja construir. Nos dá todas as informações necessárias para a sua edificação, do sonho da sua construção até o habite-se. Neste contexto é como construir um RETÂNGULO ÁUREO. Muito já ouvimos a respeito, mas o Ir:. João Carlos Correa Vieira ilustra o seu artigo com todas as fórmulas para que tudo saia justo e perfeitamente dentro das dimensões que devem ter um Templo Maçõnico.
Temos ao alcance das nossas mãos e dos nossos olhos fontes inesgotáveis de conhecimento, mas creio que por serem de fácil aquisição não recebem o devido valor. Pontualmente me refiro a Revista " A TROLHA " e a Revista O CAVALEIRO DE SÃO JOÃO. Ambas, sempre vêm repletas de ótimas colunas de arquiteturas lavradas por dedicados pesquisadores que voluntariamente se debruçam em produzi-las e as Revistas em publicá-las, restando a nós Leitores a simples boa vontade de absorver o conhecimento que está pronto para ser consumido. E cá entre nós, por várias vezes já ouvimos reclamações da falta de material para instrução em Loja.
Meus sinceros agradecimentos aos Irmãos Ednir José Gualtieri e sua competente Equipe que mantém ao longo dos anos a Revista A TROLHA circulando e nos dando lições de competência e ao Irmão Deolindo Dorta de Oliveira, editor e responsável pela excelência de conteúdo e de qualidade da Revista O CAVALEIRO DE SÃO JOÃO, ambas sempre nos apoiando ao tempo em que temos nos dedicado ao Grande Oriente do Paraná. O Grande Arquiteto saberá recompensá-lo. Que o G.'. A.'. D.'. U.'. ilumine a todos!
Fraternalmente.
Rua Antonio Martin de Araújo n º 391. Bairro Jardim Botânico – CEP- 80210-050 Curitiba – PR Tel:( 41) 3218-8831 – Fax:( 41) 3218-8837 – e-mail graomestre @ gop. org. br
Ir.'. João Krainski Neto Grão Mestre