Núcleo de Judo da Universidade Lusíada de Lisboa vol.I (07.11.2012) | Page 4

O Judo - Introdução

4

Jigoro Kano, nascido a 28 de Outubro de 1860, fundou a arte marcial conhecida como Judo Kodokan em 1882,através da reformulação e adaptação das técnicas clássicas do Jiu-Jitsu.

Aos 18 anos o Mestre Kano , numa tentativa de melhorar a sua fraca constituição física, começa a estudar Jiu-Jitsu, um método de combate contra oponentes armados ou desarmados , com recurso a armas ou a aplicação de golpes de pernas e braços. O Mestre Kano praticou Jiu-Jitsu de uma forma aprofundada em duas escolas diferentes, nas quais encontrou métodos de treino e ensino muito divergentes. Numa escola , o Tenshin Shinyo-Ryu , insistia em golpes de luxação e estrangulamentos, enquanto que a segunda escola , o Kito-Ryu, dava mais importância á parte da preparação física e ás projecções. Dentro disto o Mestre Kano aproveitou o melhor das duas escolas , melhorando alguns aspectos e eliminando as técnicas mais perigosas do Jiu-jitsu para assim,criar o Judo.

Judo significa “Via da Suavidade” , este significado tinha muita importância para o Mestre Kano pois reflectiam o código moral pelo qual o Judo e ele próprio se regiam:

A Amizade;

O Auto-Controlo;

A Cortesia;

A Coragem;

A Honra;

A Modéstia;

A Sinceridade

Tendo criado o Judo tal como o conhecemos , o Mestre Kano teve a necessidade de criar um local onde se pudesse praticar a modalidade, como tal ,em 1882 cria o Instituto Kodokan.

Kodokan significa, “O local de prática”, o símbolo do Kodokan dá ênfase ao principio central do Judo, segundo o qual , “ O que é suave consegue controlar o que é duro”, com a representação de uma peça de ferro em brasa rodeada por uma seda branca.

O Branco simboliza o exterior suave , e o vermelho o interior Duro.