2 Barroso
31 de Janeiro de 2018
2 Barroso
Noticias de
31 de Janeiro de 2018
MONTALEGRE Dois jovens morrem em despiste na Rua da Lama do Moinho
Dois jovens morreram no dia 29 de Janeiro , 2018 , último dia da Feira do Fumeiro , aí pelas 2 horas , na sequência de um despiste automóvel . O acidente ocorreu na vila , na Rua da Lama do Moinho , cerca das 02:00 , tendo a viatura em que seguiam as vítimas embatido com violência no muro e casa de Maria da Luz , desta referida rua . Os dois jovens , um natural da Portela - Montalegre , de seu nome , Marc Manuel Rodrigues , de 27 anos , solteiro , filho de Augusto Manuel Fernandes Rodrigues e de Conceição Cunha Rodrigues , e o outro , de nacionalidade francesa mas de ascendência marroquina , tinha 36 anos e amigo do Marc .
Os jovens foram rapidamente assistidos por residentes da rua e vizinhos e amigos bem como pelos Bombeiros Voluntários com duas ambulâncias , meios de desencarceramento e cerca de uma dezena de operacionais , que se deslocaram ao local do acidente . Desencarcerados , e em muito mau estado foram transportados para o Centro de Saúde de Montalegre ( SUB ) onde o médico em serviço lhes verificou o óbito .
Os dois jovens que trabalhavam e residiam em França deslocaram-se a Montalegre para assistirem à Feira do Fumeiro . Tinham viagem marcada para o dia seguinte , mas o infortúnio bateu-lhes à porta .
No funeral , realizado na tarde do dia 31 , depois de ser autopciado no Hospital de Chaves , esteve muita gente , alguma vinda das terras do Minho donde é natural a mãe do Marc . O corpo do amigo seguiu para Braga e daqui para Paris para ser entregue à família . Que o MARC descanse em paz ! O Notícias de Barroso solidariza-se com a família e apresenta sentimentos de pesar .
Iniciado em abril do último ano , o projeto de cooperação submetido ao programa INTERREG EUROPA , designado CRinMA – “ Recursos Culturais em Áreas de Montanha ” encontra-se em fase de desenvolvimento . Depois das visitas à Polónia e Itália , Montalegre acolheu os parceiros desta iniciativa . O Ecomuseu de Barroso e o planalto da Mourela são exemplos de boas práticas de preservação cultural apresentadas pelo município de Montalegre . Durante este processo está prevista mais uma visita , em maio , em França . Numa fase seguinte , serão analisados todos os territórios . De seguida será feito um resumo que , por sua vez , será apresentado aos organismos comunitários responsáveis pelo financiamento no sentido de os sensibilizar .
O objetivo do CRinMA é melhorar as políticas regionais de forma a fornecer um maior apoio ( incluindo investimentos ) para as áreas de montanha onde se identifica património cultural intangível . O projeto deverá encorajar as regiões fronteiriças de montanha para cooperar . Os melhores modelos de cooperação para a preservação do património cultural deverão ser identificados e categorizados . Os planos de ação para a utilização sustentável do património cultural poderão ser futuramente melhorados e implementados .
Principais atividades : recolher boas práticas para uma possível transferência . Os planos de ação serão preparados a nível regional , sendo que alguns parceiros implementarão ações-piloto focadas na experimentação dos modelos sustentáveis de recursos culturais recolhidos anteriormente . O objetivo das atividades deste projeto é o de fornecer melhor proteção para o património culturais das áreas de montanha e promovendo o desenvolvimento regional e local baseado neste património .
Exposição " Rostos com História "
No próximo dia 10 de março , pelas 17 horas , na sede do Ecomuseu de Barroso , é inaugurada uma exposição fotográfica , intitulada " Rostos com História ", da autoria de Pedro Canedo . Natural de Morgade ( Montalegre ), este barrosão mostra ao público uma coleção de retratos , a preto e branco , captados ao longo dos últimos 40 anos . No final , há o tradicional " porto de honra ".
" Pinturas Soltas " no Ecomuseu
CORTEJO CELESTIAL
22 – AMÁLIA VIEIRA , de 83 anos , solteira , natural e residente em Salto , faleceu no dia 15 de Janeiro em Braga , sendo enterrada no cemitério de Salto . 23 – JOÃO PIRES LUCAS , de 92 anos , viúvo de Albina Gonçalves da Graça , natural e residente em Vilar de Perdizes , faleceu no dia 19 de Janeiro . 24 – AVELINO FERREIRA DE MIRANDA , de 76 anos , solteiro , natural da freguesia de Reigoso e residente em Currais desta mesma freguesia , faleceu em Sarraquinhos no dia 18 de Janeiro , sendo enterrado no cemitério de Currais . 25 – JAIME MAGALHÃES FERNANDES CAMPOS , de 87 anos , casado com Maria José Nunes Valentim Fernandes Campos , natural e residente em Salto , faleceu em Braga no dia 18 de Janeiro . 26 – ANTÓNIO GONÇALVES , de 84 anos , solteiro , natural da freguesia de Viade de Baixo e residente em Parafita , faleceu no Hospital de Chaves , no dia 20 de Janeiro . 27 – JOÃO ESTEVES VAZ , de 75 anos , casado com Lúcia Gonçalves Alves , natural e residente em Santo André , onde faleceu no dia 21 de Janeiro . 29 – MARIA BENTA GONÇALVES CIMADEIRA , de 91 anos , solteira , natural e residente em Viade de Cima , da freguesia de Viade de Baixo , onde faleceu no dia 23 de Janeiro , sendo enterrada no cemitério de Viade de Baixo . 30 – MARIA AMÉLIA AZEVEDO DE ARAÚJO , de 77 anos , divorciada de Manuel Luís dos Santos , natural da freguesia de Outeiro e residente em Parada , faleceu no Hospital de Chaves , no dia 28 de Janeiro . 31 – MARIA DOS ANJOS ALVES RAMOS , de 86 anos , solteira , natural da freguesia de Sezelhe e residente em Travassos do Rio , faleceu em Braga no dia 25 de Janeiro . 33 – MARC MANUEL RODRIGUES , de 27 anos , solteiro , natural e residente em La Garenne-Colombes , Hauts-de-Seine , França e ali residente , faleceu em Montalegre , no dia 29 de Janeiro . 34 – MARIA JÚLIA PEREIRA JÁCOME , de 84 anos , viúva de Domingos Nogueira , natural de Braga ( Maximinos ) e residente na Borralha , de Salto , faleceu no Hospital de Chaves , no dia 30 de Janeiro , sendo enterrada no cemitério de Salto .
PAZ ÀS SUAS ALMAS !
Nota – A numeração corresponde ao total de falecidos no ano de 2017 que foram 198 . Em 2018 , e já no presente mês de Janeiro , até à presente data , já faleceram 19 pessoas naturais ou residentes no concelho de Montalegre .
Montalegre acolheu CRInMA
No âmbito do projeto CRInMa , o município de Montalegre recebeu os parceiros envolvidos com uma jornada de visita que iniciou na sede do Ecomuseu de Barroso , passando por visita aos polos das Minas da Borralha e Salto .
A troca de experiências e a transferência de boas práticas entre as diferentes regiões e áreas de montanha levará à valorização e proteção do património cultural nas áreas envolvidas . Os participantes ficaram visivelmente agradados com o que observaram .
A sede do Ecomuseu de Barroso , Montalegre , acolhe a exposição " Pinturas Soltas " da barrosã Ana justo . Esta artista plástica , natural de Boticas , apresenta desenhos , pinturas e esculturas cuja originalidade promete surpreender . Para visitar até fim de fevereiro .
PITÕES DAS JÚNIAS IX Mostra de Produtos Típicos
A aldeia de Pitões das Júnias promove de 10 a 13 deste mês , a nona edição da " Mostra de Produtos
Típicos ". Mais uma oportunidade de valorização dos produtos locais . A iniciativa , organizada pela junta de freguesia local , conta com o apoio , entre outros , do município de Montalegre .
SIDRÓS de FERRAL Entrudo 2018
A ponte da Misarela , concelho de Montalegre , celebra a 10 de fevereiro mais um entrudo . Uma manifestação cultural que promete arrastar muitos curiosos em volta deste evento lúdico .