2 Barroso
31 de Janeiro de 2018
2 Barroso
Noticias de
31 de Janeiro de 2018
MONTALEGRE Dois jovens morrem em despiste na Rua da Lama do Moinho
Dois jovens morreram no dia 29 de Janeiro, 2018, último dia da Feira do Fumeiro, aí pelas 2 horas, na sequência de um despiste automóvel. O acidente ocorreu na vila, na Rua da Lama do Moinho, cerca das 02:00, tendo a viatura em que seguiam as vítimas embatido com violência no muro e casa de Maria da Luz, desta referida rua. Os dois jovens, um natural da Portela- Montalegre, de seu nome, Marc Manuel Rodrigues, de 27 anos, solteiro, filho de Augusto Manuel Fernandes Rodrigues e de Conceição Cunha Rodrigues, e o outro, de nacionalidade francesa mas de ascendência marroquina, tinha 36 anos e amigo do Marc.
Os jovens foram rapidamente assistidos por residentes da rua e vizinhos e amigos bem como pelos Bombeiros Voluntários com duas ambulâncias, meios de desencarceramento e cerca de uma dezena de operacionais, que se deslocaram ao local do acidente. Desencarcerados, e em muito mau estado foram transportados para o Centro de Saúde de Montalegre( SUB) onde o médico em serviço lhes verificou o óbito.
Os dois jovens que trabalhavam e residiam em França deslocaram-se a Montalegre para assistirem à Feira do Fumeiro. Tinham viagem marcada para o dia seguinte, mas o infortúnio bateu-lhes à porta.
No funeral, realizado na tarde do dia 31, depois de ser autopciado no Hospital de Chaves, esteve muita gente, alguma vinda das terras do Minho donde é natural a mãe do Marc. O corpo do amigo seguiu para Braga e daqui para Paris para ser entregue à família. Que o MARC descanse em paz! O Notícias de Barroso solidariza-se com a família e apresenta sentimentos de pesar.
Iniciado em abril do último ano, o projeto de cooperação submetido ao programa INTERREG EUROPA, designado CRinMA –“ Recursos Culturais em Áreas de Montanha” encontra-se em fase de desenvolvimento. Depois das visitas à Polónia e Itália, Montalegre acolheu os parceiros desta iniciativa. O Ecomuseu de Barroso e o planalto da Mourela são exemplos de boas práticas de preservação cultural apresentadas pelo município de Montalegre. Durante este processo está prevista mais uma visita, em maio, em França. Numa fase seguinte, serão analisados todos os territórios. De seguida será feito um resumo que, por sua vez, será apresentado aos organismos comunitários responsáveis pelo financiamento no sentido de os sensibilizar.
O objetivo do CRinMA é melhorar as políticas regionais de forma a fornecer um maior apoio( incluindo investimentos) para as áreas de montanha onde se identifica património cultural intangível. O projeto deverá encorajar as regiões fronteiriças de montanha para cooperar. Os melhores modelos de cooperação para a preservação do património cultural deverão ser identificados e categorizados. Os planos de ação para a utilização sustentável do património cultural poderão ser futuramente melhorados e implementados.
Principais atividades: recolher boas práticas para uma possível transferência. Os planos de ação serão preparados a nível regional, sendo que alguns parceiros implementarão ações-piloto focadas na experimentação dos modelos sustentáveis de recursos culturais recolhidos anteriormente. O objetivo das atividades deste projeto é o de fornecer melhor proteção para o património culturais das áreas de montanha e promovendo o desenvolvimento regional e local baseado neste património.
Exposição " Rostos com História "
No próximo dia 10 de março, pelas 17 horas, na sede do Ecomuseu de Barroso, é inaugurada uma exposição fotográfica, intitulada " Rostos com História ", da autoria de Pedro Canedo. Natural de Morgade( Montalegre), este barrosão mostra ao público uma coleção de retratos, a preto e branco, captados ao longo dos últimos 40 anos. No final, há o tradicional " porto de honra ".
" Pinturas Soltas " no Ecomuseu
CORTEJO CELESTIAL
22 – AMÁLIA VIEIRA, de 83 anos, solteira, natural e residente em Salto, faleceu no dia 15 de Janeiro em Braga, sendo enterrada no cemitério de Salto. 23 – JOÃO PIRES LUCAS, de 92 anos, viúvo de Albina Gonçalves da Graça, natural e residente em Vilar de Perdizes, faleceu no dia 19 de Janeiro. 24 – AVELINO FERREIRA DE MIRANDA, de 76 anos, solteiro, natural da freguesia de Reigoso e residente em Currais desta mesma freguesia, faleceu em Sarraquinhos no dia 18 de Janeiro, sendo enterrado no cemitério de Currais. 25 – JAIME MAGALHÃES FERNANDES CAMPOS, de 87 anos, casado com Maria José Nunes Valentim Fernandes Campos, natural e residente em Salto, faleceu em Braga no dia 18 de Janeiro. 26 – ANTÓNIO GONÇALVES, de 84 anos, solteiro, natural da freguesia de Viade de Baixo e residente em Parafita, faleceu no Hospital de Chaves, no dia 20 de Janeiro. 27 – JOÃO ESTEVES VAZ, de 75 anos, casado com Lúcia Gonçalves Alves, natural e residente em Santo André, onde faleceu no dia 21 de Janeiro. 29 – MARIA BENTA GONÇALVES CIMADEIRA, de 91 anos, solteira, natural e residente em Viade de Cima, da freguesia de Viade de Baixo, onde faleceu no dia 23 de Janeiro, sendo enterrada no cemitério de Viade de Baixo. 30 – MARIA AMÉLIA AZEVEDO DE ARAÚJO, de 77 anos, divorciada de Manuel Luís dos Santos, natural da freguesia de Outeiro e residente em Parada, faleceu no Hospital de Chaves, no dia 28 de Janeiro. 31 – MARIA DOS ANJOS ALVES RAMOS, de 86 anos, solteira, natural da freguesia de Sezelhe e residente em Travassos do Rio, faleceu em Braga no dia 25 de Janeiro. 33 – MARC MANUEL RODRIGUES, de 27 anos, solteiro, natural e residente em La Garenne-Colombes, Hauts-de-Seine, França e ali residente, faleceu em Montalegre, no dia 29 de Janeiro. 34 – MARIA JÚLIA PEREIRA JÁCOME, de 84 anos, viúva de Domingos Nogueira, natural de Braga( Maximinos) e residente na Borralha, de Salto, faleceu no Hospital de Chaves, no dia 30 de Janeiro, sendo enterrada no cemitério de Salto.
PAZ ÀS SUAS ALMAS!
Nota – A numeração corresponde ao total de falecidos no ano de 2017 que foram 198. Em 2018, e já no presente mês de Janeiro, até à presente data, já faleceram 19 pessoas naturais ou residentes no concelho de Montalegre.
Montalegre acolheu CRInMA
No âmbito do projeto CRInMa, o município de Montalegre recebeu os parceiros envolvidos com uma jornada de visita que iniciou na sede do Ecomuseu de Barroso, passando por visita aos polos das Minas da Borralha e Salto.
A troca de experiências e a transferência de boas práticas entre as diferentes regiões e áreas de montanha levará à valorização e proteção do património cultural nas áreas envolvidas. Os participantes ficaram visivelmente agradados com o que observaram.
A sede do Ecomuseu de Barroso, Montalegre, acolhe a exposição " Pinturas Soltas " da barrosã Ana justo. Esta artista plástica, natural de Boticas, apresenta desenhos, pinturas e esculturas cuja originalidade promete surpreender. Para visitar até fim de fevereiro.
PITÕES DAS JÚNIAS IX Mostra de Produtos Típicos
A aldeia de Pitões das Júnias promove de 10 a 13 deste mês, a nona edição da " Mostra de Produtos
Típicos ". Mais uma oportunidade de valorização dos produtos locais. A iniciativa, organizada pela junta de freguesia local, conta com o apoio, entre outros, do município de Montalegre.
SIDRÓS de FERRAL Entrudo 2018
A ponte da Misarela, concelho de Montalegre, celebra a 10 de fevereiro mais um entrudo. Uma manifestação cultural que promete arrastar muitos curiosos em volta deste evento lúdico.