No Principio por Ellen G. White 1 | Page 9

vontade . Mas o Filho , o Ungido de Deus , “ a expressa imagem de Sua pessoa ” ( Hebreus 1:3 ), o “ resplendor da Sua glória ” ( Isaías 66:11 ), “ sustentando todas as coisas pela palavra do Seu poder ” ( Hebreus 1:3 ), tem a supremacia sobre todos eles . “ Um trono de glória , posto bem alto desde o princípio ” ( Hebreus 1:3 , 8 ), foi o lugar de Seu santuário ; “ cetro de eqüidade ” é o cetro de Seu reino . Jeremias 17:12 . “ Glória e majestade estão ante a Sua face , força e formosura no Seu santuário ”. Salmos 96:6 . “ Misericórdia e verdade ” vão adiante do Seu rosto . Salmos 89:14 .
Sendo a lei do amor o fundamento do governo de Deus , a felicidade de todos os seres inteligentes depende da perfeita harmonia , com seus grandes princípios de justiça . Deus deseja de todas as Suas criaturas o serviço de amor , serviço que brote de uma apreciação de Seu caráter . Ele não tem prazer na obediência forçada ; e a todos concede vontade livre , para que Lhe possam prestar serviço voluntário .
Enquanto todos os seres criados reconheceram a lealdade pelo amor , houve perfeita harmonia por todo o Universo de Deus . Era a alegria da hoste celestial cumprir o propósito do Criador . Deleitavamse em refletir a Sua glória , e patentear o Seu louvor . E enquanto foi supremo o amor para com Deus , o amor de uns para com outros foi cheio de confiança e abnegado . Nenhuma nota discordante havia para deslustrar as harmonias celestiais . Sobreveio , porém , uma mudança neste estado de felicidade .
Houve um ser que perverteu a liberdade que Deus concedera a Suas criaturas . O pecado originouse com aquele que , abaixo de Cristo , fora o mais honrado por Deus , e o mais elevado em poder e glória entre os habitantes do Céu . Lúcifer , “ filho da alva ”, era o primeiro dos querubins cobridores , santo , incontaminado . Permanecia na presença do grande Criador , e os incessantes raios de glória que cercavam o eterno Deus , repousavam sobre ele . “ Assim diz o Senhor Jeová : Tu és o aferidor da medida , cheio de sabedoria e perfeito em formosura . Estavas no Éden , jardim de Deus ; toda a pedra preciosa era a tua cobertura . [...] Tu eras querubim ungido para proteger , e te estabeleci ; no monte santo de Deus estavas , no meio das pedras afogueadas andavas . Perfeito eras nos teus caminhos , desde o dia em que foste criado , até que se achou iniqüidade em ti ”. Ezequiel 28:12-15 .
Pouco a pouco Lúcifer veio a condescender com o desejo de exaltação própria . Dizem as Escrituras : “ Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura , corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor ”. Ezequiel 28:17 . “ Tu dizias no teu coração : [...] acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono . [...] Serei semelhante ao Altíssimo ”. Isaías 14:13 , 14 . Se bem que toda a sua glória proviesse de Deus , este poderoso anjo veio a considerá-la como pertencente a si próprio . Não contente com sua posição , embora fosse mais honrado do que a hoste celestial , arriscou-se a cobiçar a homenagem devida unicamente ao Criador . Em vez de procurar fazer com que Deus fosse o alvo supremo das afeições e fidelidade de todos os seres criados , consistiu o seu esforço em obter para si o
7