No Principio por Ellen G. White 1 | Page 420

Capítulo 57 — A Arca Tomada pelos Filisteus
Este capítulo é baseado em 1 Samuel 3-7 .
Outra advertência deveria ser dada à casa de Eli . Deus não podia comunicar-Se com o sumo sacerdote e seus filhos ; os pecados deles , qual densa nuvem , haviam excluído a presença de Seu Espírito Santo . Mas , em meio do mal , o menino Samuel permanecia fiel ao Céu , e dar a mensagem de condenação à casa de Eli foi sua missão , como profeta do Altíssimo que era .
“ A palavra do Senhor era de muita valia naqueles dias ; não havia visão manifesta . E sucedeu naquele dia que , estando Eli deitado em seu lugar ( e os seus olhos se começavam já a escurecer , que não podia ver ), e , estando também Samuel já deitado , antes que a lâmpada de Deus se apagasse no templo do Senhor , em que estava a arca de Deus , o Senhor chamou a Samuel .” Supondo ser a voz de Eli , o menino foi apressadamente para junto do leito do sacerdote , dizendo : “ Eis-me aqui , porque tu me chamaste .” A resposta foi : “ Não te chamei eu , filho meu , torna a deitar-te ”. 1 Samuel 3:1-5 . Três vezes Samuel foi chamado , e três vezes respondeu de modo semelhante . E então Eli se convenceu de que o misterioso chamado era a voz de Deus . O Senhor preterira o Seu servo escolhido , o homem de cabelos brancos , para comunicar-Se com uma criança . Isto em si mesmo era uma repreensão amarga , porém merecida , a Eli e sua casa .
Nenhum sentimento de inveja ou suspeita despertou-se no coração de Eli . Recomendou a Samuel que respondesse , se de novo fosse chamado : “ Fala , Senhor , porque o Teu servo ouve .” Mais uma vez foi ouvida a voz , e o menino respondeu : “ Fala , porque o Teu servo ouve ”. 1 Samuel 3:9 , 10 . Tão aterrado ficou com o pensamento de que o grande Deus lhe falaria , que não pôde lembrar-se das palavras exatas que Eli mandou dizer .
“ E disse o Senhor a Samuel : Eis aqui vou Eu a fazer uma coisa em Israel , a qual todo o que ouvir lhe tinirão ambas as orelhas .
Naquele mesmo dia suscitarei contra Eli tudo quanto tenho falado contra a sua casa ; começá-lo-ei e acabá-lo-ei . Porque já Eu lhe fiz saber que julgarei a sua casa para sempre , pela iniqüidade que ele bem conhecia , porque , fazendo-se os seus filhos abomináveis , não os repreendeu . Portanto , jurei à casa de Eli que nunca jamais será expiada a iniqüidade da casa de Eli com sacrifício nem com oferta de manjares ”. 1 Samuel 3:11-14 . Antes de receber de Deus esta mensagem , “ Samuel ainda não conhecia ao Senhor , e ainda não lhe tinha sido manifestada a palavra do Senhor ”; isto é , ele não estava familiarizado com tais manifestações diretas da presença de Deus conforme eram concedidas aos profetas . Foi o propósito do Senhor revelar-Se de uma maneira inesperada , para que Eli viesse ouvir a tal respeito por meio da surpresa e indagação do jovem .
418