No Principio por Ellen G. White 1 | Page 416

Deus . Nestas ofertas apenas a gordura devia ser queimada no altar ; certa porção especificada era reservada aos sacerdotes , mas a maior parte era devolvida ao ofertante , para ser por ele e seus amigos comida em uma festa sacrifical . Assim todos os corações deveriam ser com gratidão e fé encaminhados ao grande Sacrifício que deveria tirar o pecado do mundo .
Os filhos de Eli , em vez de se compenetrarem da solenidade deste serviço simbólico , apenas pensavam como poderiam dele fazer o meio para a satisfação própria . Não contentes com a parte que lhes tocava das ofertas pacíficas , exigiam uma porção adicional ; e o grande número desses sacrifícios apresentados nas festas anuais dava aos sacerdotes oportunidade de se enriquecerem , à custa do povo . Não somente reclamavam mais daquilo a que tinham direito , mas recusavam-se mesmo a esperar até que a gordura estivesse queimada como oferta a Deus . Persistiam em reclamar qualquer porção que lhes agradasse , e , sendo-lhes negada , ameaçavam tomála pela violência .
A irreverência por parte dos sacerdotes logo despojou o serviço de sua significação santa e solene , e o povo “ desprezava a oferta do Senhor ”. 1 Samuel 2:12-36 . O grande sacrifício antitípico para o qual deveriam olhar em antecipação , não mais era reconhecido . “ Era pois muito grande o pecado destes mancebos perante o Senhor .”
Esses sacerdotes infiéis também transgrediam a lei de Deus e desonravam o ofício sagrado pelas suas práticas vis e degradantes ; todavia , continuavam a poluir com sua presença o tabernáculo de Deus . Muitos dentre o povo , cheios de indignação ante o corrupto procedimento de Hofni e Finéias , deixaram de subir ao lugar designado para o culto . Assim o serviço que Deus ordenara era desprezado e negligenciado porque se achava ligado com os pecados de homens ímpios , ao mesmo tempo em que aqueles cujo coração era inclinado ao mal se tornavam audazes no pecado . A impiedade , a dissolução , e mesmo a idolatria , prevaleciam em terrível extensão .
Eli tinha errado grandemente em permitir que seus filhos ministrassem no ofício santo . Desculpando a sua conduta , sob um pretexto ou outro , tornou-se cego aos seus pecados ; mas chegaram afinal a um ponto em que não mais ele podia cerrar os olhos aos crimes dos filhos . O povo se queixava das suas ações violentas , e o sumo sacerdote ficou pesaroso e angustiado . Não ousou permanecer em silêncio por mais tempo . Mas seus filhos haviam crescido sem a idéia de consideração para com qualquer pessoa a não ser para consigo mesmos ; e agora não se preocupavam com quem quer que fosse . Viam a mágoa do pai , mas seus duros corações não se comoviam . Ouviam-lhe as brandas admoestações , mas não se impressionavam , tampouco modificavam sua má conduta , embora advertidos das conseqüências de seu pecado . Se Eli houvesse tratado com justiça seus ímpios filhos , teriam sido rejeitados do ofício sacerdotal , e punidos de morte . Temendo assim trazer a ignomínia e a condenação pública a seus filhos , manteve-os nos mais sagrados cargos de
414