No Principio por Ellen G. White 1 | Page 379

exércitos : Aplicai os vossos corações aos vossos caminhos . Semeais muito , e recolheis pouco ; comeis , mas não vos fartais ; bebeis , mas não vos saciais ; vestis-vos , mas ninguém se aquece ; e o que recebe salário , recebe salário num saco furado ”. Ageu 1:6 .
E então é dada a razão : “ Olhastes para muito , mas eis que alcançastes pouco ; e esse pouco , quando o trouxestes para casa , Eu lhe assoprei . Por que causa ? disse o Senhor dos exércitos ; por causa da Minha casa , que está deserta , e cada um de vós corre à sua própria casa . Por isso retêm os céus o seu orvalho , e a terra retém os seus frutos . E fiz vir a seca sobre a terra , e sobre os montes , e sobre o trigo , e sobre o mosto ; e sobre o azeite , e sobre o que terra produz ; como também sobre os homens , e sobre os animais , e sobre todo o trabalho das mãos .” “ Depois daquele tempo , veio alguém a um monte de vinte medidas , e havia somente dez ; vindo ao lagar para tirar cinqüenta , havia somente vinte . Feri-vos com queimadura , e com ferrugem , e com saraiva , em toda a obra das vossas mãos ”. Ageu 2:16 , 17 .
Despertado por estas advertências , o povo se pôs a construir a casa de Deus . Então lhes veio a palavra do Senhor : “ Ponde pois , Eu vos rogo , desde este dia em diante , desde o vigésimo quarto dia do mês nono , desde o dia em que se fundou o templo do Senhor , ponde o vosso coração nestas coisas . [...] Desde este dia vos abençoarei ”. Ageu 2:18 , 19 .
Diz o sábio : “ Alguns há que espalham , e ainda se lhes acrescenta mais ; e outros que retêm mais do que é justo , mas é para a sua perda ”. Provérbios 11:24 . E a mesma lição é ensinada no Novo Testamento pelo apóstolo Paulo : “ O que semeia pouco , pouco também ceifará ; e o que semeia em abundância , em abundância também ceifará .” “ Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça , a fim de que tendo sempre , em tudo , toda a suficiência , abundeis em toda a boa obra ”. 2 Coríntios 9:6 , 8 .
Era intuito de Deus que Seu povo Israel fosse portador de luz a todos os habitantes da Terra . Mantendo seu culto público estavam a dar testemunho da existência e soberania do Deus vivo . E era privilégio deles sustentar este culto , como expressão de sua fidelidade e amor para com Ele . O Senhor ordenou que a difusão da luz e verdade na Terra dependesse dos esforços e das ofertas daqueles que são participantes do dom celestial . Ele poderia ter feito dos anjos os embaixadores de Sua verdade ; poderia tornar conhecida Sua vontade , assim como proclamara a lei do Sinai , com Sua própria voz ; mas em Seu amor e sabedoria infinitos chamou os homens para se tornarem colaboradores Seus , escolhendo-os a fim de fazerem esta obra .
Nos dias de Israel os dízimos e as ofertas voluntárias eram necessários para manterem as ordenanças do culto divino . Deveria o povo de Deus dar menos neste tempo ? O princípio estabelecido por Cristo é que nossas ofertas a Deus sejam em proporção à luz e privilégios recebidos . “ A qualquer que muito for dado , muito se lhe pedirá , e ao que muito se lhe confiou muito mais se lhe pedirá ”. Lucas 12:48 . Disse o Salvador a Seus discípulos , quando
377