No Principio por Ellen G. White 1 | Page 347

Estas pedras deviam ser erguidas como um monumento no primeiro lugar de acampamento além do rio . Ordenava-se ao povo contar a seus filhos e filhos de seus filhos a história do livramento que Deus operara em prol deles , conforme disse Josué : “ Para que todos os povos da terra conheçam a mão do Senhor , que é forte , para que temais ao Senhor vosso Deus todos os dias ”. Josué 4:24 . A influência deste prodígio , tanto sobre os hebreus como sobre seus inimigos , foi de grande importância . Foi uma segurança para Israel da presença e proteção contínua de Deus — prova de que Ele agiria em prol deles por intermédio de Josué como operara por meio de Moisés . Tal certeza era necessária para fortalecer-lhes o coração , dando eles início à conquista da terra — estupenda tarefa que havia esmorecido a fé de seus pais quarenta anos antes . O Senhor declarara a Josué antes da travessia : “ Este dia começarei a engrandecer-te perante os olhos de todo o Israel , para que saibam que assim como fui com Moisés assim serei contigo ”. Josué 3:7 . E cumpriu-se a promessa . “ Naquele dia o Senhor engrandeceu a Josué diante dos olhos de todo o Israel ; e temeram-no , como haviam temido a Moisés , todos os dias da sua vida ”. Josué 4:14 .
Essa demonstração do poder divino em favor de Israel destinavase também a aumentar o temor com que eram olhados pelas nações circunjacentes , e assim preparar o caminho para o seu triunfo mais fácil e completo . Quando a notícia de que Deus detivera as águas do Jordão diante dos filhos de Israel , chegou aos reis dos amorreus e dos cananeus , seus corações tremeram de medo . Os hebreus já haviam matado os cinco reis de Midiã , o poderoso Seom , rei dos amorreus , e Ogue de Basã , e agora a passagem pelo Jordão , dilatado e impetuoso , encheu de terror todas as nações circunvizinhas . Para os cananeus , para todo o Israel , e para o próprio Josué , prova inequívoca fora dada de que o Deus vivo , o Rei do Céu e da Terra , estava entre Seu povo , e não os deixaria nem os desampararia .
À pequena distância do Jordão os hebreus fizeram seu primeiro acampamento em Canaã . Ali Josué “ circuncidou aos filhos de Israel ”; e os filhos de Israel acamparam-se em Gilgal , e “ celebraram a Páscoa ”. Josué 5:3 , 10 , 9 . A suspensão do rito da circuncisão desde a rebelião de Cades fora um testemunho constante a Israel de que seu concerto com Deus , do qual era aquela o símbolo designado , estivera invalidado . E a interrupção da Páscoa , memorial de seu livramento do Egito , fora prova do desagrado do Senhor pelo seu desejo de voltarem à terra do cativeiro . Agora , porém , estavam terminados os anos da rejeição .
Mais uma vez Deus reconhecia a Israel como Seu povo , e restabeleceu-se o sinal do concerto . O rito da circuncisão foi levado a efeito em todo o povo nascido no deserto . E o Senhor declarou a Josué : “ Hoje revolvi de sobre vós o opróbrio do Egito ” ( Josué 5:9 ), e em alusão a isto o lugar de seu acampamento foi chamado Gilgal , que é “ círculo ” ou “ roda ”. Nações gentílicas tinham vituperado ao Senhor e Seu povo porque os hebreus não puderam tomar posse de Canaã , como era sua expectativa , logo depois de saírem do Egito . Seus inimigos tinham triunfado porque Israel vagueara tanto tempo no deserto , e zombeteiramente haviam declarado que o Deus dos hebreus não era capaz de os levar à
345