No Principio por Ellen G. White 1 | Page 28

vivo e belo , e amorosamente lhe dera uma companheira , poderia preencher a falta desta . Resolveu partilhar sua sorte ; se ela devia morrer , com ela morreria ele . Afinal , raciocinou , não poderiam ser verdadeiras as palavras da sábia serpente ? Eva estava diante dele , tão bela , e aparentemente tão inocente como antes deste ato de desobediência . Exprimia maior amor para com ele do que antes . Nenhum sinal de morte aparecia nela , e ele se decidiu a afrontar as conseqüências . Tomou o fruto , e o comeu rapidamente .
Depois da sua transgressão , Adão a princípio imaginou-se a entrar para uma condição mais elevada de existência . Mas logo o pensamento de seu pecado o encheu de terror . O ar , que até ali havia sido de uma temperatura amena e uniforme , parecia resfriar o culpado casal . Desapareceram o amor e paz que haviam desfrutado , e em seu lugar experimentavam uma intuição de pecado , um terror pelo futuro , uma nudez de alma . A veste de luz que os rodeara , agora desapareceu ; e para suprir sua falta procuraram fazer para si uma cobertura , pois enquanto estivessem nus , não podiam enfrentar o olhar de Deus e dos santos anjos . Começaram então a ver o verdadeiro caráter de seu pecado . Adão censurou a companheira pela sua insensatez em sair de seu lado , e deixar-se enganar pela serpente ; mas ambos acalentaram a esperança de que Aquele que lhes tinha dado tantas provas de Seu amor , perdoaria esta única transgressão , ou de que não seriam submetidos a um tão horrendo castigo como haviam receado .
Satanás exultou com seu êxito . Tinha tentado a mulher a desconfiar do amor de Deus , a duvidar de Sua sabedoria , e a transgredir a Sua lei e , por meio dela , ocasionara a derrota de Adão . Entretanto , o grande Legislador estava para tornar conhecidas a Adão e Eva as conseqüências de sua transgressão . Manifestou-se no jardim a presença divina . Em sua inocência e santidade tinham eles alegremente recebido a aproximação de seu Criador ; mas agora fugiram aterrorizados , e procuraram esconder-se nos mais profundos recessos do jardim . Mas “ chamou o Senhor Deus a Adão , e disselhe : Onde estás ? E ele disse : Ouvi a Tua voz soar no jardim , e temi , porque estava nu , e escondi-me . E Deus disse : Quem te mostrou que estavas nu ? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses ?” Gênesis 3:11 .
Adão não podia negar nem desculpar seu pecado ; mas , em vez de manifestar arrependimento , esforçou-se por lançar a culpa sobre a esposa , e assim sobre o próprio Deus : “ A mulher que me deste por companheira , ela me deu da árvore , e eu comi ”. Gênesis 3:12 . Aquele que , por amor a Eva , havia deliberadamente preferido perder a aprovação de Deus , o seu lar no Paraíso , e uma vida eterna de alegria , podia , agora , depois de sua queda , procurar tornar sua companheira , e mesmo o próprio Criador , responsável pela transgressão . Tão terrível é o poder do pecado .
Quando foi interrogado à mulher : “ Por que fizeste isto ?” ela respondeu : “ A serpente me enganou , e eu comi ”. Gênesis 3:13 . “ Por que criaste a serpente ? Por que lhe permitiste
26