não serão condenados porque conscienciosamente creram na mentira , mas porque não acreditaram na verdade , porque negligenciaram a oportunidade de aprender o que é a verdade . Apesar do sofisma de Satanás indicando o contrário , é sempre desastroso desobedecer a Deus . Devemos aplicar o coração a conhecer o que é a verdade . Todas as lições que Deus fez com que fossem registradas em Sua Palavra , são para a nossa advertência e instrução . São dadas para nos salvar do engano . Da negligência às mesmas resultará ruína a nós mesmos . O que quer que contradiga a Palavra de Deus , podemos estar certos de que procede de Satanás .
A serpente apanhou o fruto da árvore proibida e colocou-o nas mãos de Eva , que estava meio relutante . Fê-la então lembrar-se de suas próprias palavras de que Deus lhes proibira tocar nele , para que não morressem . Não receberiam maior mal comendo o fruto , declarou ele , do que nele tocando . Não percebendo maus resultados do que fizera , Eva ficou mais ousada . Quando viu “ que aquela árvore era boa para se comer , e agradável aos olhos , e árvore desejável para dar entendimento , tomou do seu fruto , e comeu ”. Gênesis 3:6 . Era agradável ao paladar ; e , enquanto comia , pareceu-lhe sentir um poder vivificador , e imaginou-se a entrar para uma esfera mais elevada de existência . Sem receio apanhou e comeu . E agora , havendo ela transgredido , tornou-se o agente de Satanás para efetuar a ruína de seu esposo . Em um estado de exaltação estranha e fora do natural , com as mãos cheias do fruto proibido , procurou a presença dele , e relatou tudo que ocorrera .
Uma expressão de tristeza sobreveio ao rosto de Adão . Mostrouse atônito e alarmado . Às palavras de Eva replicou que isto devia ser o adversário contra quem haviam sido advertidos ; e pela sentença divina ela deveria morrer . Em resposta insistiu com ele para comer , repetindo as palavras da serpente , de que certamente não morreriam . Ela raciocinava que isto deveria ser verdade , pois que não sentia evidência alguma do desagrado de Deus , mas ao contrário experimentava uma influência deliciosa , alegre , a fazer fremir toda a faculdade de uma nova vida , influência tal , imaginava ela , como a que inspirava os mensageiros celestiais .
Adão compreendeu que sua companheira transgredira a ordem de Deus , desrespeitara a única proibição a eles imposta como prova de sua fidelidade e amor . Teve uma terrível luta íntima . Lamentava que houvesse permitido desviar-se Eva de seu lado . Agora , porém , a ação estava praticada ; devia separar-se daquela cuja companhia fora sua alegria . Como poderia suportar isto ? Adão havia desfrutado da companhia de Deus e dos santos anjos . Havia olhado para a glória do Criador . Compreendia o elevado destino manifesto à raça humana , se permanecessem fiéis a Deus . Todavia , estas bênçãos todas foram perdidas de vista com o receio de perder ele aquela única dádiva , que , a seus olhos , sobrepujava todas as outras . O amor , a gratidão , a lealdade para com o Criador , tudo foi suplantado pelo amor para com Eva . Ela era uma parte dele , e ele não podia suportar a idéia da separação . Não compreendia que o mesmo Poder infinito que do pó da terra o havia criado , como um ser
25