Capítulo 29 — Inimizade de Satanás contra a Lei
O primeiro esforço de Satanás para destruir a lei de Deus — esforço este feito entre os santos habitantes do Céu — pareceu por algum tempo ser coroado de êxito . Grande número de anjos foram seduzidos ; mas o triunfo aparente de Satanás redundou em derrota e perda , separação de Deus e banimento do Céu . Quando se renovou o conflito na Terra , Satanás de novo alcançou uma aparente vantagem . Pela transgressão , o homem se tornou seu escravo , e o reino do homem também foi entregue nas mãos do maioral dos rebeldes . Parecia agora aberto o caminho para Satanás estabelecer um reino independente , e desafiar a autoridade de Deus e de Seu Filho . Mas o plano da salvação possibilitou ao homem ser de novo trazido à harmonia com Deus , e prestar obediência à Sua lei ; e tanto ao homem como à Terra serem finalmente redimidos do poder do maligno . Foi outra vez derrotado Satanás , e outra vez recorreu ao engano , na esperança de converter sua derrota em vitória .
Para suscitar a rebelião na raça decaída , representou agora a Deus como injusto por ter permitido ao homem transgredir a Sua lei . “ Por que ”, disse o ardiloso tentador , “ permitiu Deus que o homem fosse posto à prova , para pecar , e trazer a miséria e a morte , quando Ele sabia qual seria o resultado ?” E os filhos de Adão , esquecidos da longânima misericórdia que concedera ao homem outra prova , não tomando em consideração o sacrifício admirável e terrível que sua rebelião custara ao Rei do Céu , deram ouvidos ao tentador , e murmuraram contra o único Ser que os podia salvar do poder destruidor de Satanás . Milhares existem hoje repercutindo a mesma queixa revoltosa contra Deus . Não vêem que o despojar o homem da liberdade de escolha seria privá-lo de sua prerrogativa de um ser inteligente , e fazer dele um mero autômato . Não é propósito de Deus coagir a vontade .
O homem foi criado como um ser moral livre . Como os habitantes de todos os outros mundos , devia ser sujeito à prova da obediência ; mas nunca é levado a uma posição tal em que render-se ao mal se torne coisa forçosa . Nenhuma tentação ou prova se permite vir àquele que é incapaz de resistir . Deus nos proveu de tão amplos recursos , que o homem jamais ter-se-ia encontrado na contingência de ser derrotado no conflito com Satanás . Aumentando-se os homens sobre a Terra , quase o mundo todo se uniu às fileiras da rebelião . Mais uma vez pareceu Satanás haver ganho a vitória . Mais uma vez , porém , a Onipotência suprimiu a operação da iniqüidade , e a Terra foi pelo dilúvio purificada de sua contaminação moral . Diz o profeta : “ Havendo os Teus juízos na Terra , os moradores do mundo aprendem justiça . Ainda que se mostre favor ao ímpio , nem por isso aprende a justiça ; [...] e não atenta para a majestade do Senhor ”. Isaías 26:9 , 10 .
Assim foi depois do dilúvio . Livres de Seus juízos , os habitantes da Terra de novo se rebelaram contra o Senhor . Duas vezes o concerto de Deus e Seus estatutos foram rejeitados pelo mundo . Tanto o povo anterior ao dilúvio como os descendentes de Noé
227