No Principio por Ellen G. White 1 | Seite 199

o Céu ao nosso alcance , devem ser objeto de gratidão constante . Que compaixão , que amor incomparável , mostrou-nos Deus , a nós pecadores perdidos , ligando-nos consigo , para que Lhe sejamos um tesouro particular !
Que sacrifício foi feito por nosso Redentor , para que possamos ser chamados filhos de Deus ! Devemos louvar a Deus pela bem-aventurada esperança que nos expõe o grande plano da redenção ; devemos louvá-Lo pela herança celestial , e por Suas ricas promessas ; louvá-Lo pelo fato de que Jesus vive para interceder por nós . “ Aquele que oferece sacrifício de louvor ”, diz o Criador , “ Me glorificará ”. Salmos 50:23 . Todos os habitantes do Céu se unem a louvar a Deus . Aprendamos o cântico dos anjos agora , para que o possamos entoar quando nos unirmos a suas fileiras resplendentes . Digamos com o salmista : “ Louvarei ao Senhor durante a minha vida ; cantarei louvores ao meu Deus enquanto viver ”. Salmos 146:2 . “ Louvem-Te a Ti , ó Deus , os povos ; louvem-Te os povos todos ”. Salmos 67:5 .
Deus , em Sua providência , trouxe os hebreus ao aperto das montanhas , diante do mar , para que pudesse manifestar Seu poder no livramento deles , e humilhar de maneira extraordinária o orgulho de seus opressores . Ele os poderia ter salvo de qualquer outro modo , mas escolheu este , a fim de lhes provar a fé e fortalecer a confiança nEle . O povo estava cansado e aterrorizado ; todavia , se se tivessem conservado para trás quando Moisés lhes ordenou avançar , Deus nunca lhes haveria aberto o caminho . Foi “ pela fé ” que “ passaram o Mar Vermelho , como por terra seca ”. Hebreus 11:29 . Descendo em marcha para a própria água , mostraram que acreditavam na palavra de Deus , conforme fora proferida por Moisés . Fizeram tudo que estava em seu poder , e então o Poderoso de Israel dividiu o mar a fim de preparar um caminho para os seus pés . A grande lição ali ensinada é para todos os tempos .
Freqüentemente a vida cristã é assediada de perigos , e o dever parece difícil de cumprir-se . A imaginação desenha uma ruína iminente perante nós , e , atrás , o cativeiro ou a morte . Contudo , a voz de Deus fala claramente : “ Avante !” Devemos obedecer a esta ordem mesmo que nossos olhares não possam penetrar nas trevas , e sintamos as frias vagas em redor de nossos pés . Os obstáculos que embaraçam o nosso progresso nunca desaparecerão diante de um espírito que se detém ou duvida . Aqueles que adiam a obediência até que toda a sombra da incerteza desapareça , e não fique perigo algum de fracasso ou derrota , nunca absolutamente obedecerão . A incredulidade fala ao nosso ouvido : “ Esperemos até que os impedimentos sejam removidos , e possamos ver claramente nosso caminho ”; mas a fé corajosamente insiste em avançar , esperando tudo , em tudo crendo . A nuvem que era uma grande parede de trevas para os egípcios , para os hebreus era uma grande inundação de luz , iluminando o acampamento todo , e derramando todo o brilho no caminho diante deles . Assim , o trato da Providência traz aos incrédulos trevas e desespero , enquanto à alma confiante é repleta de luz e paz . A senda por onde Deus guia , pode estender-se através do deserto ou do mar , mas é um caminho seguro .
197