CARTA AO LEITOR
3
Carxs leitorxs,
"Ninguém nasce mulher: torna-se mulher."
O título de nossa revista refere-se à primeira frase do volume II do livro "O segundo sexo", de Simone de Beauvoir. Escritora, intelectual, filósofa e ativista, teve grande influência tanto no existencialismo feminista quanto na teoria do feminismo. Beauvoir procurava partir de sua condição de ser mulher em uma sociedade ainda dominada pelo homens para refletir as diferenças entre o masculino e o feminino.
Mulheres ao redor do mundo, mesmo com diferentes causas e objetivos, também lutam por um propósito comum: a igualdade de gênero.
Na capa de nossa revista estão algumas mulheres que desafiaram as normas sociais e mostraram que são tão capazes quanto os homens. São elas: Cleópatra, Joana D'arc, Anita Garibaldi, Marie Curie, Frida Khalo, Pagu e Malala Yousafzai.
E, a partir dessa publicação, procuramos fazer o mesmo: desnaturalizar e desconstruir as diferenças de gênero e o machismo ainda profundamente enraizado em nossa sociedade.
Partimos da leitura do livro "Para educar crianças feministas", de Chimamanda N'gozi Adichie. Através dessa leitura, problematizamos três assuntos listados no sumário. Ao final de cada seção você pode conferir algumas charges que criticam a desigualdade de gênero.
Esperamos que tenha uma boa leitura,
Equipe editorial.
Simone de Beuvoir