Newsletter - SGMV Consultoria Newslleter SGMV - 1o. Trimestre 2017 Vol.1 Ed.2 | Page 3

tivo próximo da neutralidade visto que o valor previsto está muito próximo do nível de crescimento de 0% e com possibilidades de chegar a um novo número negativo ( devido ao ambiente econômico externo ).

Para contrabalançar esta tendência, o Banco Central e o COPOM (Comitê de Política Monetária) já estão sinalizando por reduções constantes e contínuas da taxa Selic, a taxa básica de juros da economia.O efeito esperado deste movimento é tornar o investimento financeiro menos atrativo e gerar estímulo para a

Em primeiro lugar: Em virtude da Recessão não deve haver espaço para recomposição de preços no mercado, desta forma o empresário deve buscar diferenciar cada vez mais seu negócio e seus produtos. Para isto contratar uma consultoria de Mercado nas áreas de Planejamento ou Marketing podem se constituir como investimentos válidos principalmente neste ano de 2017.

Em segundo lugar: Adote o uso de ferramentas de controle Financeiro mais eficientes, permitindo projetar os resultados e antecipar ações que evitem o descontrole do seu caixa. Neste caso também se torna interessante buscar apoio de uma empresa especializada que possa agilizar e tornar mais efetivo os controles financeiros de seu negócio.

Em terceiro lugar: Evite desperdícios em sua operação, mantenha os processos mapeados e controlados de forma que as perdas sejam minimizadas.

.

The generated Lorem Ipsum is therefore always free from repetition

03

MAGAZINE CONTENT

economia real (setor de negócios), além de aumentar o volume de vendas à prazo e facilitar a quitação de dívidas de empréstimos.

A partir da análise destes indicadores econômicos apresentam-se algumas dicas para os empresários - constantes no quadro abaixo - que podem identificar ações e medidas de gestão que deem suporte para atravessar este ano de maneira mais positiva.

Neste Cenário os empresariais devem estar preparados e tentar seguir algumas dicas:

Em 2017 a máxima do planejamento – “ Esperar pelo melhor e se preparar para o pior” – deve ser observada pelos empreendedores, mas , apesar disto acredita-se que neste novo ano pode representar o lançamento das bases para a retomada do crescimento do país, pois mesmo que o quadro não se reverta totalmente, a crise tende, ao menos, a se amainar, e , partindo disto é importante estar preparado para agarrar as novas oportunidades assim que a economia apresente os primeiros sinais positivos.