no mar. Mas a organização não-gover-namental decidiu, mais recentemente, também contemplar nas ações o rio Cubatão do Sul, principalmente pelo en-contro das águas doces e salgadas que acontece na foz, em Palhoça. Em fe-vereiro, então, realizou expedição para coletar e, posteriormente, analisar em la-boratório a qualidade da água em cinco pontos. Segundo o laudo apresentado pelos ambientalistas, todos os trechos apresentaram resultados acima dos limites estabelecidos pelo Conselho Na-cional de Meio Ambiente. A concentração de coliformes termotolerantes — bacté-rias normalmente encontradas no in-testino humano e animal — chegam a ní-veis quase dez vezes maiores do que o permitido na altura da captação da Com-panhia Catarinense de Águas e Sanea-mento (Casan).
— Esse foi o principal problema, mas há outros. Se começássemos respeitando a mata ciliar, 50% já estaria resolvido. É possível recuperar este rio em dois anos, mas isso depende do engajamento de todos, inclusive da sociedade, porque to-dos nós somos responsáveis — pontua o diretor do Instituto Sea Shepherd em Santa Catarina, Hugo Malagoli.
A Casan disse, por meio de sua asses-soria, que não tem gerência sobre o des-respeito à mata ciliar e a manutenção da atividade pecuária e de agricultura nas margens do Cubatão do Sul, que impac-tam na qualidade da água que vai ser tra-tada. "A Casan também lamenta que a água chegue dessa forma à captação. Po-rém, o tratamento natural (flocodecan-tação) e os produtos químicos (cloro, flúor e outros permitidos por lei) retiram 100% destes coliformes, conforme de-monstram os relatórios encaminhados periodicamente à Vigilância Sanitária do Estado e do município de Santo Amaro", complementa a nota enviada por e-mail.
Com relação à coleta de esgoto, a em-presa lembra que tem competência so-mente sobre o município de Santo Amaro da Imperatriz que, segundo informa, é o único do entorno que dispõe de rede de coleta e tratamento. "Estamos lançando mais uma obra de R$ 4,2 milhões para am-pliar a cobertura na cidade. Esta obra au-mentará para 75% a cobertura de Santo Amaro, o que será um dos maiores per-centuais do país", escrevem.
Força-tarefa para inibir crimes ambientais
Pela assessoria de imprensa, a prefeitura de Santo Amaro da Imperatriz informou que o secretário de desenvolvimento econômico e meio ambiente, Joaquim Cunha, tomou posse nesta semana e, assim que possível, vai se reunir com o instituto. "Também entraremos em contato com a Casan para que eventuais ligações de esgoto doméstico sejam regularizadas ou lacradas e, junto às prefeituras dos municípios vizinhos, para a criação de uma força- tarefa para inibir crimes ambientais, derramamento de esgoto doméstico ou industrial, revitalização da mata ciliar e campanhas educativas junto às escolas e à comunidade", disseram.
Já a prefeitura de Palhoça defende em comunicado enviado à reportagem que "grande parte da carga de poluentes deste rio é proveniente de outros municípios, e que o município de Palhoça deve, também, adequar-se para realizar a preservação deste recurso hídrico de suma importância para a região". A administração pública garante que "está em fase final de elaboração o projeto básico e executivo de esgotamento sanitário que contempla todo o espaço territorial de Palhoça" e que, com isso, "será possível obter os recursos necessários para as obras do sistema de esgotamento sanitário", que atualmente são inexistentes. A homologação da licitação de coleta de resíduos pretende iniciar a coletiva seletiva municipal, ainda conforme a assessoria de comunicação.
Procurada por e-mail, a Fundação do Meio Ambiente disse em nota que "fiscaliza apenas o que licencia", mesmo o rio Cubatão do Sul integrando o Parque Nacional da Serra do Tabuleiro e, portanto, estar sob o guarda-chuva do órgão estadual. A Fatma ainda reforçou a existência de dois canais disponíveis para denúncia de crimes ambientais: o site da ouvidoria (www.ouvidoria.sc.gov.br) e o telefone 08006441523.
Foto: Betina Humeres / Agência RBS
Saídas de redes pluviais desembocam no rio e acabam arrastando despejos clandestinos de esgoto de moradores.
19