O melhor é começar a se preparar no Ensino Médio. Adiante ao máximo as coisas para que o seu terceiro ano do ensino médio seja menos puxado. Parece que é muito coisa mas se você se organizar direitinho vai dar tudo certo!
ESSENCIAIS:
RECOMENDADOS:
- Se organize! Se possível, faça um planejamento anual com datas e eventos importantes. Por favor não deixe as coisas para a última hora, para a sua sanidade (e a de seu/sua counselour)
- Pesquise, pesquise, pesquise! Descubra quais faculdades fazem o seu estilo e escreva seus nomes! (Como saber qual meu estilo? Cidade grande ou pequena? Liberal arts é necessário? Tudo isso e muito mais vai fazer diferença se você for morar durante 4 anos – ou quem sabe a vida inteira – fora!)
- Seja você mesmo. As universidades lá fora valorizam muito quem você é como pessoa, não só dentro como também fora da escola. Nas essays, não se esqueça de colocar os detalhes que fazem de você, você!
- Ir para os eventos com faculdades internacionais que acontecem algumas vezes ao mês na biblioteca no horário do recreio para ter contato com algumas faculdades que você possa gostar e tirar dúvidas com elas.
- Se engajar bastante para conseguir recommendation letters bem tops.
- Se envolver em atividades extracurriculares e/ou serviço comunitário (aproveite que o Band oferece diversas oportunidades)
- Fazer o SAT ou o ACT (provas pedidas pelas universidades para te avaliar), elas são feitas algumas vezes ao ano, e o Band é uma das escolas que aplica! Para saber as datas é só entrar no site do Band. {Não se desmotive se você não for bem de primeira! As faculdades de fora valorizam mais o seu desenvolvimento, aumento, do que uma nota alta desde o começo!}
- Falar com a Debbie ou com o Olavo (eles estão aqui pra te ajudar com tudo o que você precisar!)
- Falar com seus pais sobre esse desejo (veja se eles estão dispostos/conseguem pagar a facul que você quer atender).
- Fazer o TOEFL ou o IELTS (testes de proficiência de inglês) no segundo ou terceiro ano pois a nota é válida por 2 anos. É só entrar no site deles e procurar uma data aqui no Brasil, eles acontecem cerca de duas vezes ao mês.
- Aproveitar os seus últimos anos no Brasil (conheça São Paulo, outros estados, tudo que você conseguir!)
- Saber que embora seja um processo longo e bem cansativo, no final vale muito a pena!
DICAS:
Agora que você já sabe o básico para estudar fora, se jogue de cabeça e comece a se planejar! Não se esqueça de marcar horário com a Debbie ou o Olavo! (É só mandar e-mail para: [email protected] para checar a disponibilidade deles).
Um obrigada especial à Debbie e ao João Shida, ex-aluno que me emprestou um documento que me ajudou a escrever esse artigo!
por Juliana Choi