MundoH64 | Page 18

18
SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE
Com algum receio e muita expectativa fui na viagem a São Tomé e Príncipe, proporcionada pela Helpo, para conhecer os afilhados, juntamente com as restantes madrinhas e padrinho.
Já tinha lá estado em 2011, em trabalho, e“ das várias Áfricas” que conheço, São Tomé e Príncipe é, para mim, a mais bela.
Não conhecia ninguém do grupo, mas surpreendeu-me em tudo: pela humanidade, humildade, cumplicidade e harmonia.
A equipa Helpo de São Tomé( sem palavras para descrever TODOS), recebeu-nos com todo o carinho e amor possível, fez-nos sentir em casa, mostrando-nos a dimensão da dádiva constante no trabalho e entrega ao próximo.
Fui conhecer o meu afilhado Derley, agora com 21 anos, apadrinhado há mais de 10 anos. Sinceramente, sentiame uma madrinha ausente, porque pouco comuniquei e interagi com ele.
Foi maravilhoso quando olhei para os seus olhos tão sinceros e o seu sorriso tão franco! Contive-me, para que a emoção não se transformasse em lágrimas de felicidade, quando o abracei e à sua mãe. Tive aquele sentimento de“ pertença”, como se fossem da minha família.
Fiquei sensibilizada ao saber dos seus sonhos futuros e projetos, provavelmente concretizáveis. Tem uma pequena terra, quer ser empreendedor e gerir a sua agricultura, no seu país; é órfão e não quer deixar a mãe sozinha... E assim fluiu a nossa conversa a trocar ideias sobre agricultura e etc. Por tudo isso, senti uma felicidade tão grande, que não cabia no peito! Pena não poder estar com ele mais vezes, mas todos tinham o direito de ter a alegria de conhecer os seus afilhados. Obrigada Helpo, por tornar tudo isto possível!
Vera Bonfocchi