5
No que diz respeito ao sector de Educação , a passagem do Chido atingiu 250 escolas no norte de Moçambique , o que se reflete num total de 1.126 salas de aulas e 109.793 alunos afetados .
A Helpo fez o levantamento de necessidades em todos os distritos onde trabalha , para aferir o estado das infraestruturas de educação , através de visitas presenciais aos distritos mais afetados e contacto telefónico com os pontos focais comunitários . Identificámos 5 comunidades com presença permanente da Helpo - Napacala , Impire , Mieze , Salaue e Mahate - com danos nas infraestruturas escolares , destruição de sistemas de aproveitamento de águas pluviais e perdas totais ou muito significativas de equipamentos eletrónicos , material e equipamento escolar , e livros . Estes danos afetam cerca de 10 mil estudantes destas comunidades .
Temos agora pela frente um árduo trabalho no apoio a estas populações , que estão numa situação de grande insegurança e vulnerabilidade , despojadas dos bens e das infraestruturas básicas de sobrevivência . Como tal , a intervenção imediata da Helpo será no sentido de garantir a distribuição de kits alimentares e de bens de apoio médico , de higiene , abrigo e proteção .
Com o compromisso de que estamos empenhados na ajuda de emergência e no regresso à normalidade com a maior brevidade possível , designadamente nas comunidades escolares onde intervimos , apelamos para o apoio à campanha Emergência Ciclone Chido , através dos meios indicados na imagem da contracapa .