MundoH59 | Page 15

15 ças e mulheres , a nível nacional , que mostraram uma série de problemas e incentivaram a necessidade das idas mais regulares ao Posto de Saúde , tais como , parasitoses intestinais , a falta de vacinação e de suplementação com vitamina A , nas crianças até aos 5 anos de idade , e a desnutrição crónica , que resulta da falta de alimentos adequados , atrasando o crescimento e desenvolvimento das crianças e aumentando o risco de mortalidade infantil . As sessões de debate e reflexão sobre os problemas ligados ao álcool foram realizadas por membros do Instituto da Droga e Toxicodependência de STP , com o apoio da Helpo e dos técnicos da DPSSF , para as mulheres abrangidas pelo PEP +, no Distrito de Caué , onde se denotam maiores dificuldades neste assunto . Nestas sessões , também se realizaram rastreios , de forma a detetar precocemente casos de dependência alcoólica e verificar o nível de consumo de álcool das mulheres . No entanto , a falta de recursos humanos nesta área não permite dar resposta a tantos casos de dependência alcoólica e , por isso , fez-se o encaminhamento para acompanhamento psicológico apenas dos casos graves .
Os problemas ligados ao álcool ainda têm um peso muito elevado nas comunidades de STP , especialmente , nas comunidades mais carecidas . É necessário continuar a batalhar na sensibilização destes temas e existem dois grandes fatores , que contribuem como veículos de mudança : os jovens e o conhecimento . Assim , a Helpo capacitou 30 jovens dos Centros de Interação Jovem e de outras plataformas juvenis , para poderem intervir de forma consciente no combate ao excessivo consumo de álcool . No fim do projeto , os técnicos já demonstravam ser mais autónomos e ter um olhar mais crítico no que toca a avaliar o estado de saúde da criança / mulher e podem , a partir de agora , melhorar os serviços prestados , através da forte aposta nas atividades formativas , e tornar o despiste ativo mais abrangente nas comunidades . O projeto Programa Saúde e Inclusão Social teve uma curta duração , mas pretende-se que seja um incentivo para continuar a atuar nas áreas da Nutrição e dos Problemas Ligados ao Álcool que , alcançando cada vez mais famílias , infelizmente contribuem para o aumento de beneficiários de programas da ação social .
FICHA TÉCNICA : Período de execução : Outubro de 2022 a Março de 2023 Beneficiários : 77 Profissionais da DPSSF ( Direção da Proteção Social Solidariedade e Família ) que acompanham as beneficiárias do PEP + ( Programa de Educação Parental ); 30 Jovens dinamizadores dos Centros de Interação ; 2586 Mães carenciadas abrangidas pelo PEP + Parceiros : UNICEF ; Direção da Proteção Social Solidariedade e Família do Ministério dos Direitos da Mulher de São Tomé e Príncipe ; Instituto da Droga e Toxicodependência do Ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe Financiadores : Banco Mundial ; SDG Impact Fund Valor total do projeto : 45.780 €