��
ESTÓRIAS
conhecer os afilhados .
A Helpo incentiva todas as madrinhas e padrinhos que tenham essa possibilidade a visitar os seus / suas afilhados / as no terreno . Embora a viagem seja feita pelos próprios meios , temos muito gosto em acompanhá-los nessa visita , mostrando o trabalho também por nós realizado nessa escola / comunidade . Esta visita tem de ser comunicada e combinada previamente com a equipa da Helpo , para que possamos garantir a nossa melhor atenção e disponibilidade no acompanhamento . Partilhamos com os nossos leitores o testemunho de duas madrinhas que visitaram recentemente os seus afilhados em São Tomé e Príncipe .
Carcavelos , Madalena Rebelo da Silva
Ir a São Tomé conhecer a minha afilhada era um sonho que eu achava impossível . Mas eis senão quando o meu sonho se tornou realidade ! Foi em dezembro de 2022 que partimos e , finalmente , visitámos Monte Café , comunidade onde a Taciana reside com os pais e um irmão mais novo . Aquela menina , que eu conheço desde os três anos ( mas apenas por fotografia ), não é mais uma bébé , mas sim uma adolescente bonita e simpática . Embora tímida , como é natural , ao fim de um certo tempo de conversa já éramos grandes amigas . Educada e já com o objetivo de se tornar professora , a fim de dar seguimento ao projeto , ela mostra bem ser determinada e ter uma grande personalidade .
São Tomé , Margarida Moreira
Foi para mim um privilégio a visita que fiz à lindíssima ilha de São Tomé e Príncipe e de ter tido a maravilhosa oportunidade de conhecer pessoalmente o meu afilhado Hernane , que tenho vindo a acompanhar desde 2012 , mas sempre à distância . Cheia de uma grande alegria e emoção por ir conhecer a realidade , a escola , a comunidade em que está inserido e observar a boa integração do Hernane junto dos colegas e professores , foi uma experiência maravilhosa ! Como qualquer jovem , deu-me a conhecer as dificuldades escolares que sente , muitas vezes pela falta de manuais de estudo , e pude , também , ouvir da sua própria boca o mais importante de tudo , as suas ambições futuras : ser Engenheiro do petróleo . Espero , sinceramente , que São Tomé e Príncipe possa propor- cionar , não só ao Hernane mas a muitos outros jovens , que , ao terminarem a escolaridade obrigatória , encontrem as vias profissionais e as oportunidades que merecem ter , para que esse conhecimento possa contribuir para a realização pessoal de cada um e , no seu conjunto , para o desenvolvimento económico e social de São Tomé e Príncipe . Não posso deixar também de agradecer ao Miguel todo o empenho e apoio que nos deu , que tornou esta visita única e muito especial . E também congratular-me por ser madrinha na HELPO , uma ONGD que desenvolve um trabalho fantástico numa comunidade muito pobre , cheia de carências de toda a ordem e que precisa muito do apoio de todos nós . Muito obrigado a toda a equipa da Helpo !