MundoH57 | Page 8

“ fizemos a entrega de cartões individuais aos bolseiros ( que ficam ), assim dispensados de pagar o que for para o acesso às aulas ”
MOÇAMBIQUE
Há que referir , que o espaço foi cedido pela Associação Livro Aberto que , além da cedência , legou todo o material e equipamento existente na altura . Uma das valências deste espaço é uma biblioteca pública , que abriu ao público no dia 28 de Setembro . A sala de estudo acompanhado e de informática - mais uma valência do espaço -, está praticamente finalizada . Contamos com a abertura ainda este ano , com acesso gratuito para a comunidades estudantis . O nosso parceiro desde o início do projeto , o Hotel Cardoso , está a concluir a instalação elétrica para os 10 computadores , que vão estar disponíveis nesta sala , com acesso à internet concedida pela TVCabo , também nossa parceira . Em Outubro , deu-se o último encontro deste ano com os bolseiros e respetivos encarregados de educação . Fizemos a entrega dos cartões individuais aos bolseiros , que servirá para se identificarem no ato da matrícula para o próximo ano letivo , sendo assim dispensados de pagar seja o que for que faça parte dos gastos para o acesso às aulas . Contudo , o nosso objetivo maior foi fazer um balanço do ano letivo , que está no final . Demos voz aos encarregados de educação e bolseiros , para manifestarem a sua opinião sobre o projeto . Todas as manifestações - na maioria , dos encarregados de educação - foram de uma imensa gratidão ao projeto e reconhecimento na melhoria do aproveitamento dos seus
“ fizemos a entrega de cartões individuais aos bolseiros ( que ficam ), assim dispensados de pagar o que for para o acesso às aulas ”
educandos . Das poucas intervenções dos estudantes , quero partilhar a manifestação de uma bolseira , de forma muito emotiva e em lágrimas , que , além de agradecer todo o apoio do projeto , chamou a atenção aos outros bolseiros para se esforçarem , uma vez que há muitos colegas da escola , que precisam de apoio e nada têm . Olhei a assistência e percebi que a emoção era generalizada . Perante estas manifestações , qualquer um de nós se empenha em fazer mais por um MUN- DO MAIS HUMANO . Ainda nesta visita , respondendo às necessidades apresentadas no Inquérito às escolas , em Junho , entregámos 1780 manuais escolares de todas as disciplinas do 1 .º e 2 .º ciclo do Ensino Secundário , para as bibliotecas das escolas . A maioria dos estudantes não tem meios económicos para adquirir os manuais escolares . Desta forma , o projeto apoia todos os alunos e vai de alguma forma de encontro ao apelo manifestado pela bolseira acima referida . E apoia , igualmente , os professores coma entrega de 850 manuais . A Educação é um instrumento , que permite a mudança de mentalidades , de comportamentos e de atitudes . Como diz Nelson Mandela : “ A arma mais poderosa que se pode usar para mudar o mundo é a Educação ”. Ao serviço dela , o projeto Futurando segue o seu caminho , na cidade de Maputo .