1� os restantes alimentos serem comprados com o valor que os pais dão para o pagamento das matrículas . Mas , se muitos ainda não se matricularam por falta de dinheiro , como é possível colocar um prato quente na mesa dos alunos ? Se se pretende uma “ Educação de qualidade ”, tem de se começar por aí mesmo : pelo envolvimento parental , demonstrando a importância que se deve dar à Educação , para que os alunos sejam , de facto , motores de “ conhecimento e transformadores da sociedade ”.
Como contribuímos para isso ? Com o apoio dos padrinhos , a Helpo tem feito a sua parte . Temos garantido , que as escolas onde estamos presentes tenham alimentos , para que seja confecionado um prato quente para todas as crianças , uma vez que sabemos o quão importante é os alunos estarem bem alimentados e o que daí advém : comendo , os alunos estarão mais atentos , mais disponíveis para aprender . Com os seus projetos , a Helpo tem contribuído para a melhoria do ensino- -aprendizagem no país . Destacando somente os projetos da área da Educação : quer seja o VEPSTP ( Valorização do Ensino Pré-Escolar em São Tomé e Príncipe ),
“ temos garantido que as escolas onde estamos presentes tenham alimentos para ( confecionar ) um prato quente ”
com um foco especial na Educação da 1 .ª infância , no apoio aos educadores e no envolvimento parental ; quer seja o Menutric Mais ( Melhoria do Estado Nutricional das crianças de São Tomé e Príncipe ), com as Hortas Distritais em Lobata e Cantagalo e com o projeto pioneiro na criação de suínos , para que a proteína animal também chegue aos pratos das nossas crianças , a Helpo visa dar continuidade ao seu trabalho junto das comunidades , para promover o aprimoramento da Educação de São Tomé . Há , ainda , um caminho grande a percorrer , mas estamos sempre de mãos dadas com o povo são tomense e com as entidades competentes , para que , em vez de termos inícios a “ conta gotas ”, tenhamos tempos de continuidade . E que o ensino , a aprendizagem e o aluno estejam sempre em 1 .º lugar , pois como alguém muito sábio disse , “ a educação é a força mais poderosa para mudar o mundo ”. É este o caminho que andamos a percorrer desde que chegámos a São Tomé e é pelas crianças deste país que acordamos todos os dias , para que , juntos , consigamos um futuro mais promissor para São Tomé e Príncipe .