MundoH56 | Page 4

MOÇAMBIQUE

a Escola do Caminho Longo .

A Escola do Caminho Longo chegou à Cidade da Beira , ao Camões - Centro Cultural Português . Um evento que contou com a presença do Cônsul de Portugal , João Patrício , e da representante do Camões , Celina Santos , que respondeu a algumas perguntas da Mundo h .
Helpo ( H ): Porque é que se disponibilizaram para acolher a exposição Escola do Caminho Longo ? Celina Santos ( CS ).: Em coordenação com o Centro Cultural Português de Maputo , disponibilizámo-nos para acolher a exposição pela sua atualidade e pela sua importância . O que se passa em Cabo Delgado diz respeito a todos nós e deve provocar reações também em Sofala , concretamente na nossa cidade .
H : Acha que este tipo de iniciativa , e esta exposição em particular , pode ajudar a trazer novas formas de olhar para este problema ? Porquê ?
CS : A forma como a exposição foi concebida , o impacto da fotografia e os textos impressionantes , que narram uma realidade tão triste , proporcionam reflexões e outras formas de ver o terrorismo , a violência , a guerra . Através das vozes das crianças , que gritam e que nos chamam a atenção , é-nos possível , por um lado , analisar a forma como os direitos humanos são constantemente violados e , por outro , constatarmos que , cada vez mais , vivemos num mundo em que o saber ser , estar e fazer com o Outro são aprendizagens prementes que todos nós devemos fazer para suprimirmos a intolerância .