mundoH52 | Page 12

1�
MOÇAMBIQUE

o RESPI celebra 1 ano !

Dombe , Isabel Fernandes
Nesta edição estamos de parabéns ! O projeto RESPI - Reconstrução e resiliência nas estruturas de saúde e população pós-Idai – celebra um ano de implementação .
( Quer sentir as cores e o calor de Dombe e saber mais sobre este projeto ? Assista a este vídeo – https :// www . youtube . com / watch ? v = UjqUdfNC00s )
DURANTE ESTE ANO , O QUE ESTIVEMOS A FAZER ?
1 ) O número de casos de desnutrição em Dombe aumentou significativamente após a passagem do ciclone Idai . Por isso , abraçámos o desafio de melhorar e construir novas estruturas em dois postos de saúde de Dombe para que a resposta dada pelo serviço de saúde seja a mais adequada possível . São várias as obras que estão em fase de finalização . Novas latrinas , balneários , lavandarias , um alpendre que servirá não só para que as pessoas possam esperar pelas consultas abrigadas da chuva ou do sol , mas também servirá como multiusos para várias atividades que estamos a dinamizar ( ex ., sessões de demonstração de culinária ) e também um bloco de internamento destinado exclusivamente à reabilitação nutricional das crianças em situação de desnutrição ( assista à fase inicial desta obra – https :// youtu . be / h7VlOVhn- QAQ ). As obras já estão bem avançadas e os técnicos de saúde , as mamãs ( e nós !) contamos os dias para as inaugurarmos ! Para além disso , já pensaram no que será , por exemplo , fazer um parto à noite apenas com a luz da lanterna do telemóvel ? Pois é , isso era uma realidade de cá . Mas agora , melhorámos o sistema de energia com a instalação de painéis solares e também melhorámos o sistema de abastecimento de água . Queremos garantir que a luz e a água são uma constante de dia e de noite ( e que não seja preciso ligar as lanternas dos telemóveis para dar vida às pessoas ).
2 ) Garantir que os técnicos de saúde têm todos os conhecimentos e competências para conseguirem realizar as suas atividades , é a chave para assegurar o rigor e a qualidade do serviço de saúde prestado . Ao percebermos que ao nível da nutrição apenas três técnicos tinham recebido a formação sobre o Programa de Reabilitação Nutricional , quisemos então alargar estes conhecimentos a mais pessoas . Por isso , capacitámos 18 técnicos de saúde sobre o Tratamento da Desnutrição em Internamento e em Ambulatório . Como forma de apropriação e responsabilização do programa pelo Ministério da Saúde , a equipa formadora também contou com a presença da Responsável de Nutrição do Distrito de Sussundenga . Com a aplicação do pré-teste e pós-teste , percebemos que houve um aumento significativo de conhecimentos . A par-