a expressão é usada também com o sentido de denunciar a mortalidade de pessoas pobres, ou de crianças, como consequência das desigualdades sociais.
Identidade cultural
É uma série de características que nos tornam diferentes de todos os outros povos e nos dão o sentimento de pertencer a uma determinada cultura. Entre essas características estão a língua, os costumes, as manifestações artísticas, a culinária, as crenças religiosas etc.
Miscigenação
É o processo gerado a partir da mistura entre diferentes etnias. Os seres humanos miscigenados apresentam características físicas típicas de várias "raças". O indivíduo que nasce a partir da miscigenação étnica (que ainda pode ser chamada de mestiçagem ou caldeamento) é considerado mestiço. Do ponto de vista mundial, a miscigenação é considerada a união entre as três principais etnias existentes no planeta: brancos, negros e amarelos (sendo que os indígenas estariam classificados neste último grupo). Atualmente, estima-se que grande parte da população tenha algum grau de miscigenação, principalmente devido ao fenômeno da globalização, que facilitou a locomoção das pessoas entre os diferentes pontos da Terra.
Racismo
O racismo é uma forma de preconceito e discriminação baseada num termo controverso, que sociologicamente é revisto e do qual a genética também inicia uma revisão: a raça. No século XIX, compreendia-se que a cor da pele e a origem geográfica de indivíduos promoviam uma diferenciação de raças.
Raça
O conceito de raça é altamente complexo e objeto de grandes estudos sociológicos. O uso por parte do senso comum dessa forma de categorização perpetuou a ideia de que os grupos humanos são divididos de acordo com características biológicas.
Tradição
Ato de transmitir algo de geração a geração, como lendas, histórias, fatos, ditados, provérbios, métodos de trabalho e formas de comportamento. A tradição, nesse sentido, liga o passado e o presente, mantendo como referência valores construídos e preservados ao longo do tempo. Esse é o caso é o caso de inúmeras práticas de cura mantidas, por exemplo, pelos povos indígenas, que dominam um vasto conhecimento de plantas medicinais construído por seus ancestrais. O conceito de tradição pode ser aplicado também aos movimentos sociais, como o dos operários, que utilizam alguns símbolos e formas de resistência semelhante ao dos camponeses. A tradição, importante destacar, se transforma e adquire novos significados a cada tempo e sociedade. Guarda, porém, muito de sua essência.
24
23