Mod.1 História Cederj 1 | Page 96

96:: HISTÓRIA:: MÓDULO 1
( C) I e III referem-se, respectivamente, ao liberalismo e ao socialismo cristão.( D) I, II e III não se referem ao liberalismo e ao socialismo.( E) I, II e III referem-se unicamente ao socialismo cristão.
8)( UniRio) A nacionalidade é o que justifica ou que postula a existência de uma nação. Uma nacionalidade é um grupo humano que aspira a formar uma nação ou a fundir-se, por motivos de afinidade, com uma nação já existente.( Henri Berr) Foram características dos diversos nacionalismos europeus, no século XX:( A) busca de identidade histórica e aspiração a um estado nacional.( B) defesa da unidade linguística e lutas sociais do operariado.( C) estímulo às tradições e forma de governo republicano.( D) expansão industrial e imperialismo colonial.( E) formação de estados plurinacionais e governos monárquicos.
9)( Cesgranrio-RJ) A Guerra do Ópio( 1841-1842) teve como uma de suas consequências:( A) a maior penetração do imperialismo inglês na China.( B) o fechamento dos portos da China ao comércio ocidental.( C) a eliminação da influência colonialista francesa na China.( D) a queda do sistema de mandarinato na China.( E) a instituição de um governo republicano na China.
10)( UniRio / 2004) A expansão imperialista das potências europeias sobre o continente africano, entre a segunda metade do século XIX e o início do século XX, alterou as estruturas das várias nações e territórios nos quais se manifestou. Sobre o imperialismo europeu na África, nesse contexto, é correto afirmar que
( A) justificou sua dominação na ideologia que defendia a ação europeia como uma missão civilizadora capaz de conduzir os povos do continente a melhores condições de vida sob a tutela europeia.
( B) buscou a integração econômica das áreas dominadas como produtoras de manufaturados e exportadoras de capitais excedentes que atendessem às demandas de consumo geradas pela expansão demográfica europeia.
( C) instituiu a dominação política e territorial sobre as áreas litorâneas e as antigas feitorias coloniais, tendo em vista o desenvolvimento do rico comércio das rotas marítimas da África oriental.
( D) promoveu os conflitos culturais no continente, ao privilegiar as culturas tradicionais nas funções administrativas locais em detrimento das etnias europeizadas.
( E) fortaleceu as lideranças tribais e o provincianismo como forma de controle social dos contingentes demográficos nativos majoritários frente aos europeus.
11)( UniRio / 2007) Os soberanos do Antigo Regime venceram Napoleão, em quem eles viam o herdeiro da Revolução e a escolha de Viena para a realização do Congresso, para sede dos representantes de todos os Estados europeus, é simbólica, pois Viena era uma das únicas cidades que não haviam sido sacudidas pela Revolução.
RÉMOND, René. O Século XIX. São Paulo: Cultrix, 1997, p. 17.
O Congresso de Viena, reunido em 1815, mobilizou os representantes das principais monarquias europeias, tais como Rússia, Prússia, Inglaterra e Áustria, além de representantes de diversas nações da Europa, tendo como objetivo
( A) restaurar o princípio da legitimidade do poder das monarquias em diversos países europeus.
( B) implantar o liberalismo econômico em países que mantinham o absolutismo monárquico, tais como Espanha e Portugal.
( C) reconhecer as novas fronteiras dos estados europeus decorrentes das guerras napoleônicas.
( D) defender as ideias liberais surgidas na Revolução Francesa frente ao conservadorismo do recentemente extinto Império Napoleônico.
( E) difundir o nacionalismo e a autodeterminação dos povos europeus como um princípio do“ equilíbrio Europeu” entre nações.
12)( Uerj / 2007) Por volta de 1860 / 70, a economia capitalista ganha ritmo acelerado, contribuindo para a superação do chamado capitalismo livreconcorrencial. Apesar do progresso, as grandes cidades europeias não estavam isentas de sérios problemas sociais. As cités( vilas), amontoados de barracos, eram as únicas moradias acessíveis para muitos trabalhadores parisienses. Essa situação influiu no significativo aumento da imigração europeia.
Aponte um elemento característico das transformações verificadas nas economias capitalistas durante a segunda metade do século XIX e explique como esse processo influenciou o aumento da imigração europeia para a América em finais desse século.
Gabarito
1) D 2) E 3) B
4) O contexto histórico é a Revolução Industrial, que teve na Inglaterra o seu início, ainda no século XVIII. A exploração do trabalho de crianças era comum, e se tornava possível pela situação de extrema penúria das classes trabalhadoras. A ausência de restrições ao trabalho de menores e de leis trabalhistas em gera tornava essa situação juridicamente legal. Foi uma entre muitas razões das lutas de trabalhadores no século XIX. 5) A 6) A 7) C 8) A 9) A 10) A 11) A 12)- formação de conglomerados industriais, reduzindo-se o número de pequenas empresas( que não suportam a concorrência) e que, ao falirem, deixam muitos desempregados;- mecanização do campo, reduzindo a oferta de emprego na área rural;- concentração cada vez mais intensa da propriedade rural nas mãos de poucos proprietários.