CAPÍTULO 8:: 95
( D) De colonizador-colonizado, já que, na Índia, a invenção foi usada em favor dos interesses da coroa inglesa.
( E) De médico – paciente, já que Faulds trabalhava em um hospital de Tóquio.
2)( Enem / 2010) A poluição e outras ofensas ambientais ainda não tinham esse nome, mas já eram largamente notadas no século XIX, nas grandes cidades inglesas e continentais. E a própria chegada ao campo das estradas de ferro suscitou protestos. A reação antimaquinista, protagonizada pelos diversos luddismos, antecipa a batalha atual dos ambientalistas. Esse era, então, o combate social contra os miasmas urbanos.
SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: EDUSP, 2002.( adaptado)
O crescente desenvolvimento técnico-produtivo impõe modificações na paisagem e nos objetos culturais vivenciados pelas sociedades. De acordo com o texto, pode-se dizer que tais movimentos sociais emergiram e se expressaram por meio:
( A) das ideologias conservacionistas, com milhares de adeptos no meio urbano.
( B) das políticas governamentais de preservação dos objetos naturais e culturais.( C) das teorias sobre a necessidade de harmonização entre técnica e natureza.( D) dos boicotes aos produtos das empresas exploradoras e poluentes.( E) da contestação à degradação do trabalho, das tradições e da natureza.
3)( Cederj / 2008-2) Os sindicatos foram uma das formas de organização dos trabalhadores pobres na era do liberalismo triunfante. No que se refere ao contexto de surgimento do sindicalismo na Europa do século XIX é correto afirmar que:
( A) remonta aos movimentos rurais de contestação política e social aos proprietários feudais;
( B) surge do desenvolvimento da indústria capitalista que concentra a classe operária em unidades de produção mecanizadas;
( C) desponta no período de crise e declínio da produção industrial capitalista na segunda metade do século XIX;
( D) surge da contestação da Igreja Católica ao capitalismo em expansão e aos valores do individualismo burguês;
( E) emerge dos movimentos políticos de contestação da nobreza ao capitalismo em expansão.
4)( UNESP) O juiz do condado de Broughton, presidindo uma reunião na Prefeitura de Nottingham, declarou que naquela parte da população, empregada nas fábricas de renda da cidade, reinavam sofrimentos e privações de grau desconhecido no resto do mundo... Às duas, três ou quatro horas da manhã, as crianças de 9 e 10 anos são arrancadas de camas imundas e obrigadas a trabalhar até às 10, 11 ou 12 horas da noite, para ganhar o indispensável à mera subsistência.( Daily Telegraph, Londres, 17 de janeiro de 1860)
Identifique, situando no espaço e no tempo, o contexto histórico que gerou o problema social expresso parcialmente no texto acima. Procure relacionar as condições adversas mais significativas que acabaram motivando a resistência dos trabalhadores, o avanço dos movimentos operários e o desenvolvimento dos postulados socialistas no século XIX.
5)( UNEB) O avanço do socialismo e dos movimentos operários, no decurso do século XIX, relacionam-se diretamente com:
( A) os efeitos sociais criados pela industrialização e as crises geradas pelo capitalismo.( B) o fim do sufrágio universal e a criação das milícias populares.( C) a preocupação nitidamente assistencialista de certas organizações do trabalho.( D) a propaganda anticolonialista e defesa da propriedade privada.( E) a caridade cristã e a negação dos postulados marxistas.
6)( UFMG) Leia o texto.
Os operários, saboreando as doçuras do ar, sentindo a sua influência no conceito cívico e compenetrados de sua participação na harmonia planetária, saberão respeitar as instituições fundamentais da sociedade.
Os ricos serão então obedecidos sem inveja e venerados como depositários de um capital para o bem comum sem a concentração e apropriação pessoal. E os pobres terão no salário, não a paga de um serviço, porém os meios gratuitamente fornecidos a cada um pela humanidade para o desempenho de deveres que são a fonte perene de felicidade.( Raimundo Teixeira Mendes)
Esse texto retrata uma visão de sociedade que pode ser identificada com os postulados teóricos que:
( A) acreditam na harmonia social como resultado de um empenho espiritual da humanidade, através de uma compreensão científica do universo.
( B) afirmam que o fundamento das ações humanas é a busca egoística do prazer individual, da qual resulta sempre a maior felicidade possível.
( C) buscam a integração do homem à natureza através da redescoberta de sua íntima ligação com o universo.
( D) pregam a igualdade e a fraternidade entre os homens, na Terra, como o caminho para se obter a felicidade terrena.
( E) veem uma correlação entre as qualidades morais e a situação socioeconômica dos indivíduos, justificando, assim, a desigualdade social.
7)( Mogi-SP) Observe o quadro a seguir, assinalando depois a alternativa certa:
I |
II |
III |
|
O interesse social |
|
|
prevalece sobre o |
|
|
particular. |
|
O homem prevalece sobre a sociedade.
A solução da questão social está na liberdade econômica e política.
O trabalho é mercadoria.
A solução da questão social está na extinção da propriedade particular.
O trabalho é determinador de preço, sendo seu objetivo e interesse do Estado.
O interesse particular colabora para o bemestar social. A solução da questão social depende do estabelecimento do império da justiça e da caridade.
O trabalho é simples atividade do processo de produção.
( A) I e II referem-se às características do socialismo marxista e do socialismo cristão, respectivamente.
( B) II e III referem-se às características do liberalismo e do marxismo, respectivamente.