imposição contínua da própria vontade com o intuito de obter favores sexuais, é o que caracteriza o assédio sexual. Esse ato insulta a intimidade, a dignidade, a imagem e a honra da vítima, e deve ser impedida tanto por ela quanto pela empresa.
Os assédios sexuais, na maioria dos casos, são sofridos por mulheres, onde o assediador pode ser o próprio chefe, um colega de trabalho, clientes do estabelecimento ou prestadores de serviços. Existem dois diferentes tipos de assédio no âmbito trabalhista:
Assédio por vantagem e assédio por intimidação.
O assédio por vantagem acontece quando o assediador é de um nível hierárquico maior que a vítima, e abusa de sua autoridade para obrigá-la a fazer algo de seu interesse. O comportamento indica que seu objetivo é oferecer benefícios em troca de práticas sexuais. Caso a vítima não ceda, a mesma poderá ser prejudicada no ambiente de trabalho.
O assédio por intimidação ocorre quando a vítima é abordada com provocações sexuais inoportunas, a fim de prejudicar seu desempenho e provocar constrangimento, intimidação ou humilhação. Assim como o assédio moral, ele é caracterizado pela insistência praticada individualmente ou em grupo, manifestando relações de poder ou de força não necessariamente de hierarquia.
Para ser considerado assédio sexual não é necessário que haja contato físico, expressões, comentários, mensagens no celular, entre outros, também podem determinar o assédio dentro da empresa. Além disso, a violação não precisa acontecer exatamente no ambiente de trabalho, mas precisa estar vinculada à relação trabalhista. É possível que aconteça, por exemplo, nos intervalos, locais de repouso e alimentação, antes do início do turno ou após o término, durante caronas ou transporte entre trabalho e residência.
Assédio Sexual no trabalho
A
Muitas pessoas em todo o mundo já presenciaram ou viveram o assédio sexual, seja ele fora ou dentro do ambiente de trabalho. Este é um assunto bastante delicado, pois além do constrangimento da vítima, há também o medo das consequências, por isso, é comum que se sintam desorientados para lidar com a situação.
03